Matérias
Divulgação
Prova conceito dos equipamentos de fiscalização eletrônica será realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, marcando etapa decisiva do processo licitatório
Prefeitura de Goiânia instala novos radares com testes práticos agendados
19/11/2024, às 09:33 · Por Redação
O processo licitatório para a instalação de novos radares em Goiânia, suspenso desde junho, entra na fase final. Entre os dias 25 e 27 de novembro, os consórcios classificados participarão de uma prova conceito, etapa que avalia a capacidade técnica dos equipamentos propostos. A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) já instalou os radares nos locais selecionados para os testes, que serão realizados em pontos estratégicos das regiões norte e sul da cidade.
A licitação divide Goiânia em duas áreas separadas por um eixo que inclui a BR-153, a Avenida Universitária e a Avenida Castelo Branco. Para o lote 1 (região sul) e o lote 3 (criação de uma central de controle de radares), o Consórcio Anhanguera está classificado. Já para o lote 2 (região norte), o Consórcio Fiscaliza Gyn apresentou a melhor proposta.
Os testes do lote 1 ocorrerão na Avenida Guarapari, no Jardim Atlântico, com um radar misto (que fiscaliza velocidade, avanço de semáforo, invasão de faixa de pedestres e faixa de retenção), e na Avenida Laguna, no Parque Amazônia, onde foi instalada uma lombada eletrônica para monitoramento de velocidade.
Na região norte (lote 2), os equipamentos serão avaliados na Avenida Perimetral Norte, no Setor Cândida de Moraes, e na Avenida Esperança, na Vila Itatiaia. Radares portáteis do tipo estático também serão testados nos mesmos locais. O lote 3 prevê a criação de uma central de monitoramento para todos os radares da cidade. Os testes desse lote serão realizados nos mesmos pontos do lote 1, sob responsabilidade do Consórcio Anhanguera.
Ao jornal O Popular, a SMM disse que a prova conceito segue os critérios estabelecidos no edital, com aferições programadas para verificar se os equipamentos atendem às especificações técnicas. “Após o terceiro dia de testes, a comissão de avaliação decidirá se há necessidade de novas verificações”, informou a secretaria.
Inicialmente programada para ocorrer entre os dias 18 e 20 de novembro, a prova conceito foi adiada a pedido dos dois consórcios participantes. O Consórcio Anhanguera alegou atrasos na ligação elétrica da lombada eletrônica e dificuldades causadas pelas fortes chuvas. O Consórcio Fiscaliza Gyn mencionou problemas na conexão semafórica dos equipamentos e impactos dos feriados nacionais nos prazos de instalação.
O Consórcio Anhanguera reúne empresas como Labor Engenharia, Focalle Engenharia Viária e Mobilis Tecnologia, com atuação em cidades do Nordeste, Santa Catarina e Paraná. Já o Consórcio Fiscaliza Gyn é formado pela Velsis Sistemas, de Curitiba, e a Sigvias Instalações, de Goiânia, ambas com experiência em contratos de fiscalização eletrônica em outros municípios.
Radares Testes Processo Licitatório SMM Goiânia Goiás,