Matérias
DivulgaçãoPrefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, quer liberar uso de faixas exclusivas por motocicletas, mas Avenida Anhanguera e BRT ainda ficarão de fora
Motos nos corredores de ônibus: Mabel planeja iniciar medida em janeiro
20/11/2024, às 09:05 · Por Redação
A partir de 2 de janeiro, motocicletas poderão utilizar os corredores exclusivos para ônibus em Goiânia, conforme proposta do prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil). A medida foi confirmada pela assessoria de Mabel ao portal Mais Goiás e integra o pacote de promessas feitas durante a campanha eleitoral.
Segundo Mabel, os corredores de ônibus estão subutilizados em grande parte do tempo, o que motivou a ideia. No entanto, a Avenida Anhanguera e as vias do BRT não farão parte dessa mudança inicial, pois demandam adequações específicas. “O BRT, por exemplo, tem poucas saídas”, explicou o prefeito eleito.
O uso de corredores por motocicletas já é adotado em outros países. Daniel Bravo, garçom em Londres, relatou à TV Anhanguera que a prática está em vigor na capital inglesa desde 2012. “O trânsito flui muito bem. Você para somente no semáforo”, comentou Bravo, reforçando o potencial benefício da medida para a mobilidade urbana.
Outra proposta de Mabel é permitir que motoristas façam conversões à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que a manobra seja segura e respeite a passagem de pedestres e outros veículos. Apesar de já prevista pela Lei 14.071/20 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a implementação depende de sinalização específica.
“A ideia é dar mais fluidez ao trânsito, garantindo mais agilidade e menos tempo parado para todos”, afirmou o prefeito eleito. No entanto, a permissão não será válida para todos os cruzamentos. Segundo a assessoria, engenheiros de trânsito farão um estudo detalhado para determinar os locais adequados. Placas serão instaladas nos pontos autorizados.
Ambas as propostas de Mabel, apesar de promissoras, exigem estudos cuidadosos para evitar riscos. No caso do uso dos corredores por motocicletas, especialistas deverão avaliar o impacto no trânsito e a segurança para os motoristas. Já a conversão à direita dependerá de análises para identificar cruzamentos em que a medida não comprometa a segurança viária.
Corredor Exclusivo Ônibus Motos Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,