Matérias
Divulgação
Projeto argumenta que as privatizações visam o enquadramento nos padrões da União para que o Goiás seja incluído no Regime de Recuperação Fiscal
Governo Caiado envia à Alego Projeto de Lei que prevê privatizar cinco estatais
11/12/2019, às 07:26 · Por Pedro Lopes
O governo de Ronaldo Caiado enviou para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um Projeto de Lei que prevê a privatização de cinco empresas estatais. São elas: Celg Geração e Transmissão (Celg-GT); Metrobus; Goiás Telecomunicações (GoiasTelecom); Indústrias Químicas do Estado de Goiás (Iquego) e Agência Goiana de Gás Canalizado (GoiasGás).
Fica de fora do projeto a Saneago, mas a empresa também deve passar por reformulações. Recentemente, os deputados estaduais aprovaram a venda de 49% das ações da companhia de abastecimento de água.
O novo projeto enviado para apreciação da Alego argumenta que a iniciativa visa o enquadramento nos padrões da União para que o Goiás seja incluído no Regime de Recuperação Fiscal. Isso porque umas das exigências “obriga autorização de privatização de empresas dos setores financeiro, de energia, de saneamento e outros”.
Com base em estimativa feita em 2017, o Governo de Goiás especula que, se efetivada as privatizações, será arrecadado aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 bilhão.
Privatização Governo de Goiás Ronaldo Caiado