Matérias
DivulgaçãoPrefeitura de Goiânia começa a implantar conversões à direita para dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito
Goiânia começa a implantar conversão à direita para melhorar trânsito
12/01/2025, às 10:54 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia deu início à implantação de conversões à direita em cruzamentos da capital. A partir desta terça-feira, 14, quatro locais já receberão a novidade, que integra o Novo Plano de Mobilidade da gestão do prefeito Sandro Mabel. Ao todo, 15 pontos foram mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) para receberem a mudança, que busca reduzir retenções e melhorar o fluxo de veículos.
Os primeiros cruzamentos beneficiados estão localizados na Avenida T-7 com Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com Rua do Contorno, no Centro; e Avenida 3ª Radial com Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
A conversão à direita, prevista na Lei nº 14.071/20 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que motoristas realizem a manobra mesmo em sinais vermelhos, desde que haja sinalização adequada no local. A medida, adotada com sucesso em diversas cidades, requer atenção redobrada por parte dos condutores, especialmente em relação à travessia de pedestres e ciclistas.
Segundo o titular da SET, Tarcísio de Abreu, os motoristas devem respeitar rigorosamente as normas de trânsito: “A preferência é sempre do pedestre. É imprescindível que os condutores reduzam a velocidade, evitem obstruir o trânsito transversal e garantam a segurança de todos que utilizam a via”, afirma.
Para facilitar a adaptação dos motoristas e garantir a segurança dos pedestres, equipes da SET estarão presentes nos cruzamentos durante os primeiros 30 dias de funcionamento. Além disso, a prefeitura realizará campanhas de conscientização e educação no trânsito, enfatizando o respeito à faixa de pedestres.
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da iniciativa como parte de um trânsito mais moderno e organizado: “Estamos promovendo ações que garantem um trânsito mais fluido e seguro. A conversão livre à direita reflete a evolução necessária para uma cidade como Goiânia, em constante crescimento, priorizando tanto a mobilidade dos veículos quanto a segurança dos pedestres”, diz.
A conversão à direita é uma das ações previstas no Novo Plano de Mobilidade. Desde o início de sua gestão, o prefeito tem implantado medidas para reorganizar o fluxo viário.
Entre as iniciativas está o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, lançado em 2 de janeiro, com a retirada de semáforos em corredores estratégicos, como a Avenida Jamel Cecílio. O plano prevê a desobstrução de 100 quilômetros de vias prioritárias nos primeiros 18 meses, contemplando avenidas como 24 de Outubro, Castelo Branco e T-10. Outra mudança foi a permissão para motos circularem em corredores de ônibus em vias como as avenidas 85, T-63 e T-9. A medida busca otimizar o uso das faixas exclusivas, com regras específicas para evitar conflitos no trânsito.
Trânsito Direita Livre SET Prefeitura de Goiânia Goiás,