Matérias
Divulgação
É preciso se atentar para as questões relacionados ao translado, hospedagem, alimentação e passeios
Confira os principais tipos de fraudes em pacotes de viagens e dicas para evitá-los
17/12/2019, às 07:16 · Por Pedro Lopes
Com o período de férias batendo à porta, aumenta a oferta de pacotes de viagens e, consequentemente, o número de fraudes. Por isso, o Procon-GO listou as principais denúncias envolvendo golpes de pacotes turísticos. O órgão de defesa do consumido alerta que é importante ficar atento às possíveis armadilhas. Portanto, confira as dicas:
- Programe a viagem com antecedência e certifique-se sobre a efetivação do pacote;
- Fique atento ao que é ofertado no pacote (nacionais e internacionais; individuais e coletivos);
- Verifique se a agência de turismo está regularmente cadastrada junto ao Ministério do Turismo através do site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-turista/inicio ;
- Consulte o site Reclame Aqui para checar se há reclamações de consumidores relacionadas aos estabelecimentos comerciais;
- Converse com amigos e familiares para ter referências sobre as agências de viagens que pretende contratar;
- Guarde todos os materiais publicitários relacionados à compra do pacote de viagem ou passagem aérea (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, e-mails trocados durante a negociação, etc.);
- Exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas.
Translado
Alguns pacotes incluem o serviço de translado aeroporto/hotel e hotel/aeroporto. O serviço pode ser interessante e aparentar mais conforto. No entanto, às vezes a empresa cobra um valor mais alto que cobrado por taxistas. Logo, confirme os valores e veja se vale a pena incluir o translado no seu pacote.
Hospedagem
As operadoras de viagem possuem parcerias com hotéis específicos em cada região. Portanto, não aceite instantaneamente a primeira oferta sugerida pela agência. Verifique por conta própria e com o auxílio da internet a melhor opção de hotel que lhe atenda de acordo com suas preferências e condições.
Alimentação
Confira os tipos de alimentação que o pacote pode oferecer:
Com café da manhã, quando o turista poderá tomar o café da manhã no hotel (este é o tipo mais comum entre os pacotes);
Meia-pensão, que dá direito ao café da manhã e uma refeição, que pode ser almoço ou jantar;
Pensão completa: neste modelo o viajante pode tomar café da manhã, almoçar e jantar no hotel;
E, por fim, o sistema all-inclusive, muito comum nos resorts, onde todas as refeições, incluindo lanches durante todo o dia e as bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) estão liberadas para consumo a vontade.
Passeios
Outro detalhe importante que deve ser avaliado quando vamos escolher um pacote turístico é saber detalhadamente quais passeios estão inclusos. Em alguns casos, somente um city-tour está incluso inicialmente, com a possibilidade de você fechar outros de acordo com sua preferência.
Cancelamento
Em caso de cancelamento da viagem, caso ele seja feito pela agência, ela deve fazer o reembolso integral da quantia, incluindo reparo de danos financeiros gerados. Já em caso de o consumidor quiser cancelar, ele deverá se atentar ao contrato assinado e ver em qual situação se encontra no momento da ruptura, pois há modalidades e multas diferentes para cada cenário.
Vale ressaltar que há responsabilidade solidária da agência de viagens pelos problemas na prestação dos serviços relacionados ao pacote de viagem. Além disso, o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor prevê que cai sobre a agência a responsabilidade solidária em caso de problemas na prestação dos serviços relacionados ao pacote de viagem.
Férias Viagem