Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução - Mais Goiás

Ex-candidato a vereador de Luziânia Fernando Batista da Silva foi um dos presos em investigação de fraude ao Farmácia Popular

Ex-candidato a vereador de Luziânia é preso pela Polícia Federal

14/02/2025, às 10:36 · Por Redação

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira, 13, Fernando Batista da Silva, conhecido como Fernando da Serrinha, durante a Operação Arthron, que apura desvios de recursos do Programa Farmácia Popular para financiar o tráfico de drogas. Fernando foi candidato a vereador em Luziânia, interior de Goiás, pelo PDT em 2024, mas teve a candidatura impugnada devido a uma condenação por crimes financeiros.

A Operação Arthron executou 106 ordens judiciais em Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Acre e Minas Gerais, incluindo seis mandados de prisão, 26 de busca e apreensão, e o bloqueio de R$ 39 milhões em bens. Segundo a PF, o grupo desviava recursos públicos com fraudes no Programa Farmácia Popular, simulando vendas de medicamentos para obter repasses irregulares, usados para financiar o tráfico transnacional de drogas.

As investigações começaram em 2022, após a apreensão de cocaína com destino a Luziânia, que teria como destinatário Fernando. Conforme a PF, ele integrava uma rede que internalizava drogas da Bolívia, Colômbia e Peru. Fernando, que já havia admitido a inelegibilidade até 2030 devido ao histórico criminal, negou envolvimento com o tráfico. Até o momento, sua defesa não se manifestou.


Prisão Fernando Batista da Silva Polícia Federal Ex-Candidato Vereador Luziânia Goiás,