Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução

Empresário e consultor Fernando Antonio Ribeiro Peternella foi escolhido pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), para comandar a recém-criada Secretaria Municipal da Eficiência

Fernando Peternella será secretário da Eficiência em Goiânia

16/02/2025, às 20:47 · Por Redação

O empresário e consultor Fernando Antonio Ribeiro Peternella foi escolhido pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), para comandar a recém-criada Secretaria Municipal da Eficiência. A nova pasta será responsável por centralizar processos de licenciamento e fiscalização, reunindo funções antes distribuídas entre diferentes órgãos municipais.  

Conforme informações do jornal O Popular, Peternella é um nome de confiança de Mabel, com quem trabalha há cerca de 20 anos na iniciativa privada. Ele já participou de projetos ao lado do prefeito no período em que este atuava como deputado federal. Além disso, é irmão da desembargadora Ana Cristina Peternella França e cunhado do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França.  

O prefeito vinha afirmando que a escolha para a secretaria seria baseada em critérios técnicos e em uma relação de confiança. Segundo ele, diversas pessoas foram convidadas para o cargo, mas recusaram a proposta. Vereadores aliados chegaram a sugerir nomes, mas Mabel optou por uma indicação pessoal.  

“É um nome muito capacitado, ágil, astuto, que entende bem de burocracia. Tudo que bota na mão dele, ele desenrola. E conhece o outro lado do balcão, o lado que enfrenta as dificuldades junto ao Poder Público. Sabe das necessidades", declarou Mabel sobre o novo secretário.  

A nomeação de Peternella será oficializada em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 17, às 11h, no Paço Municipal. Antes disso, às 8h30, ele e Mabel já terão uma primeira reunião com a equipe da nova secretaria para discutir as primeiras ações.  

A Secretaria da Eficiência foi aprovada em uma reforma administrativa ainda no período de transição do governo, em dezembro do ano passado. Inicialmente, a pasta foi denominada Secretaria de Licenciamento e Fiscalização, mas a proposta de Mabel é que o órgão tenha um caráter mais amplo, focado na modernização e desburocratização dos processos municipais.  

As atribuições da nova secretaria foram retiradas da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Secretaria Municipal de Planejamento e da Vigilância Sanitária. O prefeito quer que a pasta se torne uma referência em agilidade e eficiência na gestão pública.  

Antes de definir Peternella, Mabel chegou a convidar a ex-secretária da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, e a atual secretária-adjunta da pasta estadual, Renata Noleto, mas ambas recusaram a oferta para permanecerem em seus cargos. Um ex-assessor de Mabel também foi sondado, mas não aceitou o convite.  

Mabel reforçou que a demora na definição do titular não comprometeu o funcionamento da Prefeitura, já que a lei da reforma administrativa prevê um período de transição de seis meses para a estruturação da nova secretaria.  


Política Prefeitura de Goiânia Goiás,