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Goiânia, 07/04/25
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Alex Malheiros

Goiânia publica decreto que proíbe estacionamento em grandes avenidas; Programa Nova Mobilidade prevê otimização do transporte coletivo e modernização do trânsito

Prefeitura de Goiânia publica decreto que proíbe estacionamento em grandes avenidas

19/02/2025, às 09:45 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia oficializou, na última segunda-feira, 17, o Programa Nova Mobilidade, com a publicação do decreto no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa, que já havia sido antecipada há dez dias, estabelece um conjunto de diretrizes voltadas para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na capital.

O programa inclui a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, a criação de um sistema de bicicletas compartilhadas e a modernização da sinalização semafórica. Além disso, busca otimizar o transporte público e a fluidez do tráfego urbano.

Entre as mudanças mais impactantes está a proibição de estacionamento em onze avenidas de grande circulação, como a Jamel Cecílio e a 136. O objetivo da medida é reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade nas principais vias da cidade. “Com a implementação do plano, vamos transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Sandro Mabel (UB).

Monitoramento
Uma das principais inovações do programa é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento contínuo do fluxo viário e do transporte público. O sistema contará com câmeras, radares e a plataforma Google Waze for Cities, permitindo maior controle da mobilidade urbana.

Outra novidade é a adoção do conceito de "metronização", que busca oferecer aos ônibus uma operação semelhante à dos sistemas ferroviários, garantindo mais previsibilidade e eficiência nos deslocamentos. “Estamos comprometidos em priorizar o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, destacou o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Medidas estratégicas
Nos primeiros 100 dias de implementação, o programa focará em ações como:
- Criação de faixas preferenciais para ônibus;
- Implantação da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados para melhorar a fluidez do trânsito;
- Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;
- Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas.

Para viabilizar essas mudanças, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas privadas. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado nos próximos 180 dias para alinhar as diretrizes do programa ao planejamento da cidade.


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