Matérias
Alex Malheiros
Governador em exercício Daniel Vilela se reúne com Ibaneis Rocha e prefeitos para buscar soluções que impeçam aumento das tarifas
Daniel Vilela discute em Brasília medidas para evitar reajuste da passagem no Entorno
20/02/2025, às 09:38 · Por Redação
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, se reúne nesta quinta-feira, 20, com o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, e 11 prefeitos de municípios do Entorno do DF para discutir alternativas que evitem o reajuste das passagens do transporte coletivo semiurbano. O encontro ocorre após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizar um aumento de 2,9% na tarifa, que passará a vigorar no próximo domingo, 23.
O aumento autorizado pela ANTT é o quarto em menos de dois anos, e a mobilização liderada por Vilela faz parte de um conjunto de esforços do Governo de Goiás para evitar impactos negativos para os passageiros da região.
A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedf) vem articulando com o Governo Federal desde fevereiro para tentar impedir o reajuste. A titular da pasta, Maria Caroline Fleury, enviou ofícios aos Ministérios dos Transportes e da Casa Civil, além da ANTT, solicitando a suspensão do aumento ou a concessão de um subsídio federal. Até o momento, não houve resposta.
O governador Ronaldo Caiado também criticou a decisão da ANTT e cobrou uma ação mais efetiva do Governo Federal. “Já demonstramos que é possível reduzir o valor das passagens e melhorar o transporte coletivo no Entorno, como fizemos na Região Metropolitana de Goiânia”, afirmou.
Daniel Vilela reforça que buscará soluções definitivas junto às autoridades distritais e federais. “O Entorno precisa de um transporte acessível e de qualidade, e isso passa por uma política tarifária equilibrada. Vamos buscar com o Governo do Distrito Federal e o Governo Federal meios para garantir isso”, declarou.
Histórico
O Governo de Goiás defende que a tarifa do transporte no Entorno seja subsidiada por três partes: Estado, União e Distrito Federal, de forma similar ao modelo adotado na capital goiana, onde a passagem está congelada em R$ 4,30 há seis anos.
Desde 2019, a gestão estadual propõe a criação de um consórcio interfederativo para gerir o transporte da região com financiamento compartilhado. Em 2023, após pressão do governo estadual, foi criado um grupo de trabalho envolvendo as três esferas para avançar no debate. A iniciativa levou técnicos do Ministério dos Transportes a Goiânia para conhecer a gestão compartilhada do transporte na Região Metropolitana.
Diante de um reajuste de 26% em 2022, o Estado chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar o aumento. Em 2023, o governador Ronaldo Caiado negociou diretamente com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para impedir mais um acréscimo tarifário.
Política Aumento de Tarifa Transporte Coletivo Entorno do Distrito Federal Governador em Exercício Daniel Vilela Goiás,