Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Bebês Nathaly e Rhadassa tiveram uma série de paradas cardíacas e não resistiram; caso foi acompanhado por especialista em siameses

Gêmeas siamesas morrem uma semana após nascimento em Goiânia

22/02/2025, às 14:51 · Por Redação

As gêmeas siamesas Nathaly e Rhadassa, que nasceram unidas pelo tronco e abdômen, morreram na sexta-feira, 21, uma semana após o parto realizado no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em Goiânia. As bebês sofreram uma sequência de paradas cardíacas e não resistiram, conforme informou a equipe médica.

O caso foi acompanhado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional no tratamento de gêmeos siameses. Em nota divulgada nas redes sociais, ele lamentou o falecimento das bebês. “Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento das pequenas Nathaly e Rhadassa. Desde o nascimento, enfrentaram desafios que fazem parte da complexidade dos casos de gêmeos siameses, e, apesar de todos os esforços, infelizmente não resistiram. Meu coração está com a família neste momento de dor. Que Deus conforte a todos”, declarou o médico.

A mãe das gêmeas, Valdinéia Satil Camargo Buiarski, de 23 anos, é natural de Rondônia e viajou até Goiânia para buscar tratamento especializado. O parto ocorreu no dia 13 de fevereiro e foi considerado delicado pelos médicos. No dia 18, o quadro clínico das bebês piorou, e, apesar das tentativas de estabilização, elas não resistiram.

Nas redes sociais, a família agradeceu o apoio recebido ao longo do tratamento e expressou gratidão pelo atendimento médico. “Elas partiram deixando um legado de amor e força”, escreveu Valdinéia, que destacou as dificuldades enfrentadas na busca por tratamento de qualidade em outro estado.


Luto Gêmeas Siamesas Nathaly e Rhadassa Goiânia Goiás,