Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

O sacerdote lutava contra o câncer e estava internado há 13 dias

Frei Lourenço Papin, frade de longa trajetória, morre aos 92 anos

24/02/2025, às 10:14 · Por Redação

Morreu neste domingo, 23, o Frei Lourenço Maria Papin, frade dominicano aos 92 anos, em Goiânia. O sacerdote lutava contra o câncer e estava internado há 13 dias. Natural de Bernardino de Campos, no interior de São Paulo, o religioso teve uma longa trajetória de serviço à Igreja, com passagens significativas por várias cidades, incluindo Goiânia, onde residiu por dois períodos.

O velório de Frei Lourenço ocorreu nesta segunda-feira, 24, na Igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, das 7h às 8h30, seguido pela Celebração Eucarística. Às 10h, o corpo foi transladado para Bernardino de Campos, onde ocorreu seu sepultamento.

O religioso se formou em filosofia e teologia na Itália, onde foi ordenado padre. Retornou ao Brasil em 1961, começando sua missão em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), antes de atuar em Goiânia e São Paulo. Em sua passagem pela capital goiana, foi responsável por inovar as celebrações litúrgicas, introduzindo instrumentos como baterias nas missas para jovens, um grande diferencial na época.

Entre 1961 e 1974 ele atuou como produtor e apresentador do programa de televisão Pelos Caminhos da Vida, do Grupo Jaime Câmara. Nos últimos seis anos, retornou à cidade para cuidar de sua saúde, sendo acolhido pela Comunidade Samaritana, dedicada ao cuidado dos frades dominicanos.

Em 2024, Frei Lourenço presidiu a missa comemorativa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, uma das últimas grandes celebrações em que esteve à frente. Seu legado de dedicação à Igreja e à comunidade permanece vivo no coração daqueles que acompanharam sua trajetória.


Morte Igreja Católica Catolicismo Goiânia Goiás Religião