P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 01/04/25
Matérias
Divulgação

Lula sofre derretimento em Goiás, mostra Genial/Quaest

Goiás é o estado que mais reprova Lula no país com 70%; diz Genial/Quaest

26/02/2025, às 10:01 · Por Redação

O governo do presidente Lula (PT) tem 70% de desaprovação na Bahia, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26. O percentual de aprovação no estado é de 28%.

Na rodada anterior, publicada em dezembro de 2024, 56% dos goianos informaram desaprovar a gestão petista, ou seja, houve crescimento 14 pontos porcentuais em dois meses.

Os números de Goiás acompanham o cenário nacional de crise na popularidade do petista. A Genial/Quaest pesquisou a percepção sobre o governo federal em oito estados (SP, MG, RJ, BA, PR, RS, PE e GO), em que a desaprovação ficou entre 50% e 70%. Goiás registrou o maior porcentual na lista.

Na avaliação do governo, em Goiás, 58% afirmaram que o presidente está fazendo um trabalho negativo. Outros 22% disseram que a gestão é regular. A percepção positiva foi registrada por 18% e 2% não souberam ou não responderam.

Além disso, 68% disseram que o Brasil está indo na direção errada e 25% apontaram que o País está no caminho certo. Outros 7% não responderam.


Economia

A Genial/Quaest também perguntou aos entrevistados se a economia no Brasil, de forma geral, melhorou, ficou do mesmo jeito ou piorou. Na resposta, 58% afirmaram que o cenário está pior e 26% disseram que está igual. Outros 14% apontaram que a economia melhorou.

Quanto à percepção do preço dos alimentos no último mês, 96% dos goianos afirmaram que houve aumento. Apenas 3% disseram que os valores estão iguais e 1% apontou queda.

Na análise do mercado de trabalho, 48% disseram que ficou mais difícil conseguir um emprego nos últimos 12 meses; 4% classificaram o cenário como igual; e 44% apontaram que está mais fácil.

Saúde lidera preocupações no estado

Em Goiás, 40% dos entrevistados citaram a Saúde como o maior problema, seguido por violência (9%) e desemprego (10%).

A pesquisa mostra também que, para 49% dos goianos, o governo dá pouca atenção ao estado. Para 32%, Goiás não recebe nenhuma atenção do governo federal. No levantamento, 10% disseram que o estado tem muito respaldo da União e 9% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.104 entrevistados em Goiás. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.



Lula Eleições 2026 Goiás Presidência do Brasil Política