P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

Michel Roriz critica aliança e afirma que legenda perdeu espaço; apesar dos desgastes, dirigente acredita em reestruturação

Presidente do Cidadania em Goiás comemora fim da federação com PSDB

27/02/2025, às 05:43 · Por Redação

O presidente do Cidadania em Goiás, Michel Roriz, demonstrou alívio após a oficialização do fim da federação entre sua legenda e o PSDB. A decisão de não renovar a aliança foi formalizada na última semana, em reunião da cúpula nacional do Cidadania. Para Roriz, a experiência foi prejudicial ao partido, que perdeu espaço e não teve voz ativa dentro da federação. “Foi muito ruim para o Cidadania, perdemos muita coisa”, disse ao jornal Opção.

A federação entre os dois partidos foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio de 2022, funcionando como uma fusão temporária, exigindo que as legendas atuassem juntas nas eleições e no legislativo. No entanto, a relação foi marcada por atritos, especialmente em Goiás.

A tensão entre PSDB e Cidadania ficou evidente em diversos momentos. Um dos principais embates ocorreu em julho do ano passado, na definição do candidato à Prefeitura de Anápolis. Na época, o Cidadania acusou os tucanos de alterar a data da convenção sem aviso prévio, classificando a atitude como “desesperada pelo poder” e uma violação das relações dentro da federação. O PSDB, por sua vez, afirmou ter seguido o estatuto da aliança.

Apesar do conflito, as siglas chegaram a um acordo e lançaram uma chapa conjunta, com o PSDB na cabeça e o Cidadania na vice. No entanto, Roriz afirma que, ao avaliar o cenário geral, a federação trouxe mais prejuízos do que ganhos.

Apesar das perdas, Michel Roriz acredita que o partido saiu fortalecido da experiência. “Saímos maiores no âmbito de termos um melhor entendimento sobre a reestruturação do partido”, afirmou.


Política Cidadania PSDB Michel Roriz Goiás,