Matérias
Reprodução
Decisão afeta três frigoríficos brasileiros por supostas irregularidades sanitárias; governo busca reverter a medida
China suspende importação de carne bovina de Goiás e outros estados
04/03/2025, às 09:39 · Por Redação
A China suspendeu, nesta segunda-feira, 3, a importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros, incluindo um localizado em Goiás. A decisão foi tomada pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) após auditorias remotas apontarem supostas não conformidades sanitárias nos estabelecimentos.
A suspensão atinge a unidade da JBS em Mozarlândia (GO), a Frisa em Nanuque (MG) e a Bon Mart em Presidente Prudente (SP). As empresas já foram notificadas sobre a decisão. Além dos frigoríficos brasileiros, a restrição também impactou dois estabelecimentos na Argentina, um no Uruguai e outro na Mongólia.
Diante da medida, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirmou que já iniciou tratativas com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades chinesas para “garantir a rápida resolução da questão”. A Frisa, uma das empresas afetadas, informou que a Abiec está conduzindo os diálogos em nome do setor.
Até o momento, o Mapa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a suspensão e os possíveis impactos para o mercado brasileiro de exportação de carne bovina.
Decisão Importação Frigoríficos China Minas Gerais São Paulo Goiás,