Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiânia

Prefeito Sandro Mabel afirma que nova tecnologia deve melhorar o fluxo de trânsito e faz parte do Plano Nova Mobilidade

Semáforos inteligentes serão instalados na 136, Jamel Cecílio e Castelo Branco até o fim do mês

07/03/2025, às 10:15 · Por Redação

As Avenidas 136, Jamel Cecílio e Castelo Branco devem receber semáforos sincronizados até o final deste mês, conforme anunciou o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) durante vistoria realizada na madrugada da última quinta-feira, 6. A medida faz parte do Plano Nova Mobilidade, que busca melhorar a trafegabilidade em Goiânia.

“A grande novidade é que em 30 dias teremos semáforos inteligentes. Os semáforos serão todos sincronizados neste corredor (Castelo Branco), o da Jamel Cecílio e Avenida 136”, destacou o prefeito ao lado do secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Além dessas vias, pelo menos outras dez devem receber a sincronização semafórica até o fim do primeiro semestre de 2025. De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito, atualmente cerca de 80% dos semáforos da cidade são antigos, enquanto apenas 20% possuem tecnologia mais moderna.

Os novos semáforos contarão com controle remoto em tempo real e serão geridos pela empresa responsável pela operação da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob). A iniciativa faz parte da criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que será responsável pelo monitoramento do fluxo de veículos na capital.

Outra mudança prevista no Plano Nova Mobilidade é a implantação do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê a proibição de estacionamento e a liberação da terceira pista para a circulação prioritária de ônibus e motos em dez corredores estratégicos da cidade. As primeiras vias a receberem essa alteração são as Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Mutirão.

Além dessas, outros oito corredores já foram definidos para receber a medida: BRT Norte-Sul, BRT Leste-Oeste (Avenida Anhanguera), Avenidas 24 de Outubro, Mangalô, T-10, 85 e Independência, além do corredor formado pela 5ª Avenida e Avenida São Francisco. Os demais 16 corredores contemplados pelo programa ainda serão divulgados pela Prefeitura.

Castelo Branco
A Avenida Castelo Branco, uma das principais vias da capital, será uma das mais impactadas pelas mudanças. Além da instalação dos semáforos inteligentes, o estacionamento ao longo da via será proibido. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos.

Para compensar a restrição, ruas adjacentes já estão sendo sinalizadas como alternativas para estacionamento. Além disso, estabelecimentos que possuem estrutura própria poderão continuar permitindo que clientes utilizem suas calçadas para parar os veículos.

As alterações devem entrar em vigor dentro de 30 dias e fazem parte do conjunto de medidas que buscam modernizar a mobilidade urbana em Goiânia.


Trânsito Avenidas 136 Castelo Branco Jamel Cecílio Plano de Mobilidade Prefeitura de Goiânia Sandro Mabel Goiás,