Matérias
Divulgação - Secom Goiás
Governador Ronaldo Caiado afirma que evento em Salvador será apenas para receber título de cidadão baiano e reforça parceria política com o cantor sertanejo
Antecipação de chapa com o cantor Gusttavo Lima é negada por Caiado em entrevista
07/03/2025, às 10:51 · Por Redação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), negou nesta quinta-feira, 6, que esteja antecipando o lançamento de uma chapa presidencial ao lado do cantor Gusttavo Lima (sem partido). Em entrevista ao podcast Giro 360 do jornal O Popular, Caiado afirmou que, apesar da proximidade política com o sertanejo, ainda é cedo para definir a formação da candidatura para as eleições de 2026.
As declarações do governador surgiram após reportagem publicada pelo jornal O Globo indicar um possível lançamento de chapa no evento que ocorrerá em 4 de abril, em Salvador (BA). Caiado, no entanto, fez questão de dissociar a cerimônia do título de cidadão baiano de qualquer movimentação partidária.
“Não, não. De maneira alguma. Não vai ter nenhum lançamento de chapa. O que tem no dia 4 de abril é que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, quando deputado estadual, me concedeu um título de cidadão baiano. Eu estarei lá recebendo o título, momento em que, como eu já disse, independente de qualquer coisa, neste dia também eu faria o pré-lançamento da minha campanha”, explicou.
Sobre a participação de Gusttavo Lima no evento, Caiado esclareceu que o cantor estará presente como convidado, mas sem qualquer definição partidária. “O Gusttavo Lima é um convidado que estará lá, está certo? Ele me disse que não vai decidir a filiação partidária e que isso será apenas no próximo ano. Então, não tem lançamento de chapa. Pelo contrário: eu vou sair como pré-candidato a presidente, ele também se colocou como pré-candidato a presidente da República e, dentro daquilo que puder ser compartilhado, estaremos compartilhando viagens conjuntas nas nossas reuniões Brasil afora”, afirmou.
O nome de Gusttavo Lima passou a ser cotado para a política nacional após ser convidado por Caiado para disputar uma vaga ao Senado por Goiás. Em janeiro, o cantor indicou que poderia concorrer à Presidência, o que gerou críticas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enxergaram um possível acordo entre o sertanejo e o governador. Desde então, Gusttavo Lima tem sido sondado por diferentes partidos, mas ainda não definiu sua filiação.
Com a repercussão da possível candidatura conjunta, a empresa Balada Eventos, responsável pela carreira do cantor, divulgou uma nota ao jornal O Popular, esclarecendo que a presença de Gusttavo Lima no evento de Salvador será apenas em apoio a Caiado.
“Em relação à especulação sobre possível filiação partidária do cantor, enfatizamos que Gusttavo Lima participará do evento em questão estritamente em apoio a Ronaldo Caiado (de quem é amigo pessoal), não existindo definições sobre esse assunto. Reforçamos que Gusttavo Lima não tem partido, mas apoia o Governador do Estado de Goiás. Qualquer decisão por parte do cantor somente será tomada em 2026”, destacou a empresa.
Agendas
Embora descarte um anúncio antecipado, Caiado garantiu que ele e Gusttavo Lima farão viagens conjuntas pelo Brasil para fortalecer o projeto político de oposição ao governo Lula. “O entendimento que existe é que nós, Ronaldo Caiado e Gusttavo Lima, decidiremos como caminharemos em 2026. Então, não tem nenhuma posição de cabeça de chapa assumida nem por Ronaldo Caiado e nem por Gusttavo Lima. Nós dois saberemos, com muita habilidade e inteligência, caminhar pelo país, levar propostas e, no período de 2026, saberemos definir os nossos rumos para o processo eleitoral”, afirmou.
O governador reforçou que a parceria política se dá com base em uma visão comum para o país, mas sem compromissos prematuros. “Não tem chapa agora. O que tem agora são pessoas que comungam de um trabalho e de poder caminhar o Brasil. Isso é uma proposta tanto do Gusttavo Lima quanto minha e nós veremos como isso vai alcançar o resultado no final de junho de 2026. Não vamos decidir chapa com antecedência”, concluiu.
Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Ronaldo Caiado Goiás União Brasil Gusttavo Lima Salvador Bahia Título de Cidadão,