Matérias
Divulgação
Iniciativa veio depois de puxão de orelha do prefeito, mas sindicato afirma que já havia plano de fazer a campanha
Após dura de Mabel, Sindpit-dog conscientizará sobre descarte de lixo
10/03/2025, às 16:28 · Por Redação
Foi lançada na sexta-feira (7) a campanha “Pit-dog legal, Goiânia legal”, iniciativa do Sindicato dos Proprietários de Pit-dog em Goiânia (Sindpit-dog GO) e da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) com o objetivo de reforçar a importância da higiene e da preservação do espaço público fazendo o descarte correto do lixo.
A campanha vem pouco tempo depois de repercutir muito uma bronca do prefeito Sandro Mabel (UB), que viralizou nas redes sociais em fevereiro, por conta de sujeira na frente de pit-dogs em praças.
Iniciativa foca em educar donos, funcionários e clientes de pit-dogs
Mas o presidente do Sindpit-dog, Ademildo Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio, disse que a iniciativa de lançar a campanha já estava planejada. Segundo ele, é uma contribuição importante para incentivar donos e funcionários de quiosques de lanche a adotarem práticas responsáveis de descarte de resíduos, evitando a conotação que na época ele considerou punitiva e ameaçadora na fala de Mabel.
Detalhes da campanha do Sindpit-dog sobre descarte de lixo
O foco da campanha é reduzir o impacto ambiental dos estabelecimentos e promover uma cidade mais limpa, contando com ações de comunicação visual nas redes sociais e distribuição de folders nos pit-dogs da capital. De acordo com ele, também serão realizadas reuniões nos bairros com maior concentração de pit-dogs para orientar a respeito.
A campanha destaca orientações essenciais para a manutenção da limpeza nos estabelecimentos, como a armazenagem correta do lixo, o recolhimento dos resíduos ao fim do expediente e a separação de materiais recicláveis e não recicláveis. Além disso, os consumidores também são incentivados a fazerem sua parte, descartando adequadamente os resíduos gerados durante as refeições.
O sindicato reforça que essas ações são fundamentais para a conservação do espaço urbano e o bem-estar da população. “Os pit-dogs são um símbolo de Goiânia e um patrimônio reconhecido do Estado, precisamos garantir o melhor ambiente para impulsionar e desenvolver a categoria. A responsabilidade é de todos: empresários, funcionários e clientes”, afirma o presidente da entidade.
Sindpit-dog Lixo