Matérias
Divulgação
SMS realiza mais de 6 mil atendimentos de emergência em ortopedia após ampliação dos serviços às UPAs de Goiânia: população tem acesso aos serviços nas unidades do Jardim América, Noroeste, Itaipu e Novo Mundo
Prefeitura de Goiânia realiza mais de 6 mil atendimentos de ortopedia após ampliar atendimentos
13/03/2025, às 09:59 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou 6.355 atendimentos ortopédicos de emergência e urgência desde que a atual gestão ampliou de três para quatro unidades, no início do ano. A assistência passou a oferecida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim América, Noroeste, Itaipu e Novo Mundo, neste ano. Antes, o serviço era disponibilizado somente nas UPAs Noroeste e Itaipu, além do Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) da Vila Nova. Com isso, houve um aumento significativo de 28% de procedimentos feitos pela rede de saúde do município.
Os serviços oferecidos compreendem em consultas médicas, realização de exames de imagem, além de imobilização, com especialistas nas unidades 24h. O coordenador de ortopedia da SMS, Anderson Moreira, ressalta que as unidades de emergência estão proporcionando um atendimento ortopédico, com a presença de técnicos de gesso especializados, garantindo um suporte imediato e eficaz para os pacientes. “Para melhorar ainda mais a regularidade e a pontualidade do atendimento, a Gerência e a Diretoria de Urgência estabeleceram uma comunicação direta com os técnicos de gesso, resultando em uma redução das faltas,” pontuou o coordenador.
O titular da SMS, Luiz Pellizzer, destaca que estrategicamente a descentralização dos serviços ortopédicos de emergência busca aumentar e melhorar ainda mais o atendimento à população da capital. “Em apenas 44 dias desde o início do atendimento nas quatro unidades demonstramos um fluxo robusto e a capacidade de absorção de uma demanda significativa,” informou o titular da pasta.
Atendimentos Ambulatoriais
O Centro de Referência em Ortopedia e Fisiatria de Goiânia (CROF) foi reaberto para atendimentos ambulatoriais, registrando 60 pacientes no primeiro dia. A unidade, que funciona de segunda a sexta, tem capacidade para 600 atendimentos semanais em ortopedia e fisioterapia, incluindo consultas, exames, terapias e pequenos procedimentos.
O agendamento no CROF é liberado quando o paciente realiza uma consulta médica nas unidades básicas de saúde do município e o médico assistente avalia a necessidade de acompanhamento especializado e faz a solicitação de encaminhamento.
Saúde Prefeitura de Goiânia Goiânia Cais UPA Sandro Mabel