Poder Goiás
Goiânia, 05/04/25
Matérias
Reprodução

Deputado José Nelto vence eleição apertada contra Flávia Morais, que ocupava o cargo há seis anos; resultado gerou insatisfação entre parlamentares

José Nelto assume coordenação da bancada goiana em meio a disputa interna

13/03/2025, às 10:31 · Por Redação

A bancada federal de Goiás terá um novo coordenador. Em eleição realizada na noite de terça-feira, 11, o deputado federal José Nelto (UB) venceu a disputa por 7 votos a 6, assumindo o posto antes ocupado por Flávia Morais (PDT), que permaneceu no cargo sem novas eleições por seis anos. O resultado, porém, veio acompanhado de descontentamento por parte de parlamentares que questionaram o processo.

Apesar da votação presencial ter sido concluída, houve contestação por parte de deputados que tentaram votar por escrito e não tiveram seus votos contabilizados. Lêda Borges (PSDB), Marussa Boldrin (MDB) e os senadores Jorge Kajuru (PSB) e Wilder Morais (PL) enviaram ofícios declarando apoio à recondução de Flávia Morais, mas a maioria dos presentes rejeitou o formato, argumentando que a decisão deveria ser tomada presencialmente. Além disso, Flávia afirmou que Adriano do Baldy, que estava a caminho da reunião, também votaria por sua permanência.

"Teve um certo desconforto porque alguns votos por escrito não foram aceitos. Não estava definido que não poderia, mas na hora houve pressão para encerrar", afirmou Flávia Morais ao jornal O Popular. Apesar da insatisfação, a ex-coordenadora minimizou o impasse. "Agora é hora de apaziguar. Da minha parte, está tudo bem. Quem votou ficou insatisfeito porque acha que não foi ouvido, mas faz parte do processo democrático".

O movimento pela troca no comando da bancada começou no segundo semestre de 2024, com a justificativa de que, desde 2019, havia um acordo para rodízio anual na coordenação. A prática, no entanto, nunca foi oficializada, e Flávia Morais permaneceu no posto por meio de sucessivas reconduções sem eleições formais.

A primeira tentativa de votação ocorreu na semana passada, mas sem quórum suficiente. Já na reunião desta terça, o deputado federal Zacharias Calil (UB) chegou a se apresentar como candidato, mas abandonou a sessão irritado após Flávia também confirmar sua candidatura.

"Houve uma disputa democrática e nós tivemos sete votos contra seis da Flávia, em votação secreta com todos os presentes. A abstenção ou a ausência faz parte do processo político", argumentou José Nelto ao jornal O Popular. Ele reforçou que a decisão foi um desejo da bancada. "A renovação já era uma decisão do grupo. Não dá para alguém ficar eternamente no cargo".

Ao assumir a coordenação, José Nelto afirmou que seu foco será a defesa dos interesses de Goiás junto ao governo federal. "Precisamos discutir as pautas prioritárias do estado, como infraestrutura, saúde, educação e moradia. Minha meta é ser o elo entre o governo federal e os ministérios, sempre de maneira institucional", destacou.

O novo coordenador também comentou sobre a relação do governador Ronaldo Caiado (UB) com o Palácio do Planalto. Caiado tem feito críticas recorrentes ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando discriminação na liberação de recursos e empréstimos para Goiás. José Nelto disse que atuará para garantir o tratamento igualitário ao estado.

"Não vamos aceitar que Goiás seja discriminado. Os empréstimos e repasses são questões institucionais, não políticas. Já estou articulando reuniões com a ministra Gleisi Hoffmann e o ministro Alexandre Padilha para discutir os direitos do nosso estado", afirmou.


Política Bancada Federal Deputados Federias Senadores José Nelto Flávia Morais Goiás,