Matérias
Reprodução
Arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, 76 anos, morreu nesta sexta-feira, 14, em Goiânia
Walfredo Antunes, arquiteto que planejou Palmas, morre aos 76 anos
15/03/2025, às 12:26 · Por Redação
O arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, 76 anos, morreu nesta sexta-feira, 14, em Goiânia. Responsável pelo planejamento arquitetônico de Palmas (TO), o arquiteto estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular, onde fazia tratamento contra um câncer no pâncreas. A causa do falecimento se deu em decorrência de uma insuficiência respiratória.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), decretou luto oficial de três dias. Em nota, a prefeitura manifestou o pesar pela morte do pioneiro. “O talento de Walfredo Antunes está intensamente ligado à história da capital do Tocantins. Os traços e projetos do profissional o fizeram um dos responsáveis pelo planejamento urbanístico de Palmas, onde deixou sua marca em formas únicas”.
Palmas foi fundada logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. O estado foi desmembrado de Goiás. A capital foi idealizada por Siqueira Campos, que na oportunidade solicitou o desenvolvimento do projeto aos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Construída em uma área de cerca de 2.475 quilômetros quadrados, Palmas foi erguida a leste do extinto povoado de Canela.
Em depoimento ao site do governo do Tocantins, Walfredo Antunes, co-autor do Plano Urbanístico original de Palmas, afirmou que a arquitetura da cidade foi pensada buscando a funcionalidade que oportunizasse liberdade entre as diferentes funções desenvolvidas em uma cidade administrativa, com destaque para a sede do poder executivo do Estado. “A cidade foi pensada para desempenhar todas as funções, nas quais se incluem de uma maneira importante as funções administrativas do estado e do município. O traçado em quadrículas busca o melhor desempenho das funções da cidade”, disse Antunes.
Quem era Walfredo?
Walfredo Antunes era mestre em Planejamento Regional e Urbano pela London School of Economics and Political Science, formado em arquitetura e urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Tinha o grau de comendador da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins e era também comendador do Mérito Amazônico, pela Sudam. Exerceu a vice-presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional e recebeu deste a medalha Lúcio Costa, na categoria Urbanismo.
Luto Walfredo Antunes Arquiteto Palmas Goiânia Goiás,