Matérias
Reprodução
Vox Patris será instalado na nova Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, e passará por diversas cidades antes de chegar ao destino final
Maior sino do mundo deixa a Polônia e seguirá para Goiás
18/03/2025, às 11:07 · Por Redação
O sino Vox Patris, considerado o maior do mundo, está prestes a iniciar uma longa jornada de mais de 10 mil quilômetros até seu destino final: a nova Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Com 55 toneladas e quatro metros de altura, a peça monumental será entregue oficialmente pela fabricante em um evento na Polônia no dia 23 de março e começará seu transporte no dia seguinte. A primeira etapa do percurso levará o sino de caminhão até o porto de Gdańsk, também na Polônia, em uma viagem de quatro dias. De lá, o Vox Patris seguirá de navio com embarque previsto para 5 de abril e chegada ao porto de Santos, em São Paulo, no dia 10 de maio.
A nova Basílica do Divino Pai Eterno, em construção desde 2012, terá uma estrutura projetada para receber o sino. O Vox Patris será instalado em um espaço que, futuramente, será transformado no Museu Vox Patris, onde fiéis poderão conhecer a história da Festa do Divino Pai Eterno e a trajetória do sino desde sua criação. Além disso, um sino em LED será instalado na basílica atual e projetará mensagens de esperança enviadas pelos fiéis durante a peregrinação do Vox Patris.
O projeto inclui ainda imagens fundidas na estrutura do sino, retratando a devoção ao Divino Pai Eterno desde o início da romaria, em 1840. O sino chegará acompanhado por duas peças menores, que também farão parte do campanário do novo santuário. Enquanto a estrutura definitiva não for concluída, o Vox Patris ficará exposto para visitação durante a Romaria de 2025. Embora seja um dos símbolos mais esperados da nova basílica, o sino também esteve no centro de uma investigação do Ministério Público de Goiás (MPGO).
O Vox Patris foi citado na Operação Vendilhões, deflagrada em 2020 para apurar possíveis desvios de recursos doados por fiéis. Inicialmente, a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), então liderada pelo padre Robson de Oliveira, informou que o sino havia custado cerca de R$ 6 milhões. No entanto, a investigação revelou que o valor real ultrapassava os R$ 18 milhões, levantando suspeitas de superfaturamento. Apesar das polêmicas, a chegada do sino marca uma etapa importante para a finalização da nova basílica, um dos maiores projetos religiosos do país.
Romaria de 2025
A chegada do Vox Patris acontecerá pouco antes da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece entre os dias 27 de junho e 6 de julho de 2025. O evento atrai cerca de 3 milhões de fiéis anualmente e é considerado a maior romaria do mundo em devoção à Santíssima Trindade. Entre os destaques da celebração está a Romaria de Carros de Bois, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2016.
Missas no Brasil
Assim que desembarcar no Brasil, o sino percorrerá diversas cidades antes de ser instalado em sua nova casa. Em cada parada, missas especiais serão realizadas para celebrar sua chegada:
- Santos (SP) – Entre 11 e 14 de maio, será realizada a primeira celebração religiosa no porto paulista.
- Belo Horizonte (MG) – No Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, a peça ficará entre 17 e 20 de maio para a segunda missa.
- Brasília (DF) – Entre os dias 21 e 24 de maio, será celebrada a terceira missa na Praça dos Três Poderes.
- Trindade (GO) – A chegada ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno está prevista entre 26 e 28 de maio, quando será realizada a última missa antes da instalação definitiva.
Sino Vox Patris Santuário do Divino Pai Eterno Trindade Goiás,