Matérias
Reprodução
Gilvane Felipe diz que o fim da federação do Cidadania com o PSDB já era esperada e foi oficializada no último domingo, 16
Cidadania encerra federação com PSDB e deve retomar caminho à centro-esquerda
19/03/2025, às 09:42 · Por Redação
O partido Cidadania oficializou, no último domingo, 16, o fim da federação com o PSDB. A decisão, tomada de forma unânime, já era esperada, segundo o ex-presidente da legenda em Goiás e atual superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Gilvane Felipe.
“Até demorou. O problema é que a Federação, uma vez feita, só pode ser desfeita após quatro anos. Na prática, já está separado, mas o divórcio é só em maio”, afirmou Felipe ao jornal Opção.
A mudança de rumo do Cidadania também abre caminho para uma nova orientação política da sigla. De acordo com Gilvane Felipe, a tendência é que o partido “retorne a um projeto de centro-esquerda” nas próximas eleições.
Com o fim da aliança formal com o PSDB, a legenda deve se concentrar em pautas voltadas à defesa da democracia, à crise climática e ao combate aos privilégios da classe política, como os supersalários. Essas diretrizes foram destacadas pelo presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, e devem nortear os próximos encontros do diretório nacional.
A federação entre PSDB e Cidadania foi firmada em 2022, com o objetivo de fortalecer ambas as siglas no cenário político. No entanto, diferenças estratégicas e ideológicas pesaram na decisão do rompimento, consolidando o novo caminho do Cidadania para os próximos anos.
Política Cidadania PSDB Federação Gilvani Felipe Goiás,