Poder Goiás
Goiânia, 08/04/25
Matérias
Reprodução

Polícia Civil de Goiás abriu uma investigação para apurar o desabamento do teto da igreja evangélica Videira, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 19, em Goiânia

Polícia Civil investiga desabamento de teto em igreja de Goiânia

20/03/2025, às 10:36 · Por Redação

A Polícia Civil de Goiás abriu uma investigação para apurar o desabamento do teto da igreja evangélica Videira, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 19, em Goiânia. Em nota, a corporação informou que instaurou um procedimento na 9ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) para averiguar possíveis crimes de desabamento e desmoronamento. Além disso, foi solicitada uma perícia no local para identificar as causas do acidente.

A Prefeitura de Goiânia comunicou que a Secretaria de Eficiência será responsável por conduzir as investigações sobre o caso. A Defesa Civil e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) também estiveram no templo para avaliar os danos e riscos estruturais.

Ao portal Mais Goiás, o coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias, destacou que o local foi isolado para garantir a segurança da população. “Adentramos a estrutura e, juntamente com os responsáveis pela igreja, conseguimos retirar alguns equipamentos que estavam em local relativamente seguro, e os orientamos a contratar um engenheiro especialista em demolição”, explicou.

Já o gerente do Crea-GO, Jeorge Frances, ressaltou que o conselho fará uma análise detalhada para verificar se os profissionais envolvidos na obra seguiram os protocolos técnicos adequados. “O objetivo do Crea é documentar e verificar responsabilidades. A estrutura está colapsada, não há possibilidade de recuperação. Tanto a parte metálica quanto a civil foram comprometidas, e o telhado não pode ser reaproveitado”, afirmou.

De acordo com o capitão Guilherme, do Corpo de Bombeiros de Goiás, a principal suspeita é que o peso das placas solares, que estavam sendo instaladas no teto da igreja, tenha sobrecarregado a estrutura. “Provavelmente foi isso que aconteceu. A estrutura não suportou a carga extra e cedeu”, explicou o oficial, ressaltando que apenas a perícia poderá confirmar essa hipótese. O capitão também informou que a coluna e a viga do prédio estão comprometidas, sendo que um lado do pavilhão desabou completamente e o outro permanece inclinado, mas instável.

No momento do acidente, uma mulher que estava dentro do templo foi atingida por estilhaços e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Segundo informações preliminares, ela sofreu um ferimento na cabeça, mas estava consciente. Além disso, cinco trabalhadores realizavam a instalação das placas solares na cobertura da igreja. Um deles caiu junto com a estrutura, sofrendo ferimentos leves, enquanto os outros quatro ficaram isolados na parte superior do templo e foram resgatados pelos bombeiros.



Desabamento Telhado Videira Polícia Civil Goiânia Goiás,