Matérias
Divulgação - Secom Goiânia
Avenida Castelo Branco passa por obras que visam melhorar a fluidez do trânsito na capital
Obras alteram trânsito na Avenida Castelo Branco para criação de novo acesso à Marginal Cascavel
22/03/2025, às 09:40 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia deu início, neste sábado, 22, ao corte de parte do canteiro central da Avenida Castelo Branco para a construção de um novo acesso à Marginal Cascavel e ampliação do número de faixas. A obra faz parte da segunda etapa do processo de requalificação do corredor viário e permitirá a conversão à esquerda, facilitando o tráfego na região.
Com a remoção parcial da ilha central, o trecho contará com mais uma faixa de rolamento, sendo duas destinadas à conversão e outras duas para o tráfego em frente. Além disso, será implantado um semáforo exclusivo para a conversão, o que possibilitará a reprogramação do atual semáforo de três tempos no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Jaraguá para um sistema de dois tempos. A previsão é que as mudanças sejam concluídas em uma semana.
“Atualmente, esse semáforo de três tempos segura tanto quem vem no sentido cidade-bairro quanto quem vem do bairro para o Centro e gera longas filas. Precisamos mudar essa realidade. Com essa nova entrada na Marginal Cascavel, conseguiremos eliminar a conversão à esquerda na Jaraguá e reduzir os tempos de espera”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Com a finalização das obras, a conversão à esquerda no cruzamento da Rua Jaraguá será extinta. Motoristas que seguem no sentido Terminal Padre Pelágio precisarão acessar a Marginal Cascavel e realizar a conversão mais adiante. Já quem trafega em direção ao Centro deverá utilizar as ruas Benjamin Constant, 205 e Rio Verde para fazer o loop de quadra até a região de Campinas.
Além da nova entrada, as mudanças incluem a modernização e sincronização dos semáforos ao longo do corredor viário Castelo Branco-Mutirão. Atualmente, os mais de 40 cruzamentos semaforizados da via operam sem comunicação direta com a central de tráfego. Com a atualização do sistema, será implementada a “onda verde”, reduzindo paradas e otimizando o fluxo de veículos.
“O congestionamento neste corredor é agravado pela falta de sincronização semafórica. Com essa requalificação, estamos implantando tecnologia para melhorar a fluidez do trânsito e garantir maior previsibilidade para os motoristas”, explicou o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.
Um levantamento realizado na região constatou que cerca de 45 mil veículos trafegam diariamente pela Avenida Castelo Branco, entre 6h e 20h, nas proximidades da Marginal Cascavel. O volume expressivo de trânsito reforça a necessidade de obras para otimizar a mobilidade na região.
Entre as medidas já adotadas para melhorar o tráfego, a prefeitura proibiu o estacionamento ao longo da Avenida Castelo Branco, permitindo o uso integral das três faixas de rolamento. Além disso, comerciantes locais apresentaram demandas à Secretaria Municipal de Trânsito (SET), que avalia a liberação de horários específicos para carga e descarga, entre 9h e 15h, a fim de minimizar os impactos para o comércio.
Trânsito Mobilidade Castelo Branco Prefeitura de Goiânia Goiás,