Matérias
Reprodução - Mais Goiás
Terreno utilizado por empresa local acumula pneus com água parada, gerando risco à saúde pública
Denúncia de morador revela depósito de mais de 20 mil pneus e proliferação de mosquitos da dengue em Goiânia
23/03/2025, às 07:18 · Por Redação
Um morador do Parque Oeste Industrial, em Goiânia, denunciou o armazenamento irregular de mais de 20 mil pneus em um terreno próximo à sua residência. O espaço, que abrange dois lotes de aproximadamente 90 m² cada, está repleto de pneus velhos acumulando água parada, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Ao portal Mais Goiás, o denunciante, que preferiu não se identificar, enviou um vídeo mostrando a quantidade expressiva de pneus, muitos contendo água parada. Ele relata que a situação torna impossível permanecer no local sem roupas de manga longa devido à infestação de mosquitos. "Você não aguenta ficar sem calça e manga comprida de jeito nenhum. Você fica um minuto e não aguenta. O monte de pneus fica da altura de uma casa, de fora a fora, no lote inteiro", afirmou.
O terreno, segundo o morador, não está abandonado, mas é utilizado como depósito por uma empresa local que não realiza a remoção regular dos pneus. Curiosamente, a cerca de 50 metros do local, há uma placa da prefeitura com orientações para prevenir a dengue, destacando a importância de evitar água parada. "E justamente o que mais se vê naquele lote é água parada", ressaltou o denunciante.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), a multa para quem facilita a proliferação de focos do mosquito da dengue pode chegar a R$ 36 mil. Neste ano, 180 locais foram autuados e 58 multados. Embora não haja mortes registradas por dengue na capital até o momento, já foram confirmados mais de quatro mil casos, com 14 óbitos sob investigação.
Em resposta à denúncia, a SMS informou que enviará uma equipe de agentes de combate a endemias para inspecionar o local, além de auditores da vigilância sanitária para, se necessário, realizar a apreensão dos pneus.
A população de Goiânia pode colaborar no combate à dengue utilizando o aplicativo "Goiânia Contra o Aedes", que permite denunciar focos do mosquito por meio do envio de fotos e vídeos. O app está disponível para download gratuito na Google Play e App Store. As denúncias também podem ser feitas pelos telefones 156 e 3224-3131.
Acúmulo de Pneus Saúde Mosquito Aedes Aegypti Dengue Goiânia Goiás,