Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução - Agência Brasil

Ato de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília

Maioria da bancada goiana na Câmara apoia anistia a presos de 8 de janeiro

25/03/2025, às 09:03 · Por Redação

A maior parte dos deputados federais de Goiás declarou apoio ao projeto que prevê anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, dez dos 17 parlamentares goianos são favoráveis à medida.

Entre os que apoiam a anistia estão Daniel Agrobom (PL), Ismael Alexandrino (PSD), Glaustin da Fokus (Podemos), Gustavo Gayer (PL), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Magda Mofatto (PRD), Marussa Boldrin (MDB), Professor Alcides (PL), Silvye Alves (UB) e Zacharias Calil (UB).

Já os deputados Adriana Accorsi (PT) e Rubens Otoni (PT) se posicionaram contra a proposta. Outros cinco parlamentares não deram resposta ao veículo: Adriano do Baldy (PP), Célio Silveira (MDB) e José Nelto (UB) não quiseram comentar, enquanto Flávia Morais (PDT) e Lêda Borges (PSDB) não retornaram o contato.

A anistia aos presos de 8 de janeiro tem sido tema de debate no Congresso Nacional e divide opiniões entre parlamentares e juristas. Para os defensores do projeto, muitos dos detidos são cidadãos que participaram dos atos sem envolvimento direto em depredações ou violência. Já os críticos afirmam que a medida pode enfraquecer a responsabilização de quem atentou contra a democracia.


Anistia 8 de Janeiro Parlamentares Deputados Federais Goiás,