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Foram pesquisados oito bancos e três cooperativas de Goiânia

Tarifas podem variar até 450% dependendo do banco, aponta Procon Goiás

26/03/2025, às 10:46 · Por Redação

Uma pesquisa do Procon Goiás apontou que os valores das tarifas bancárias cobradas por instituições financeiras em Goiânia tem variação de até 450%. Foram levantados 28 tipos de tarifas bancárias consideradas prioritárias, em diferentes canais, e 7 tarifas cobradas em cartão de crédito, em 8 bancos e 3 cooperativas na capital.

Os dados coletados entre os dias 17 de março a 21 de março demonstraram que a maior diferença ocorreu na transferência entre contas na própria instituição ofertada por cooperativas bancárias, entre R$ 2 e R$ 11, variação de 450%. Já na comparação entre os bancos tradicionais, a maior variação encontrada foi de 400% no serviço de saque de conta de depósito à vista e de poupança, com valores entre R$ 3 e R$ 15.

O Procon esclarece que os valores coletados durante o levantamento referem-se aos preços máximos praticados por cada banco. São preços cobrados quando o consumidor excede a quantidade de eventos disponíveis em seu pacote de serviço contratado, ou quando extrapola a quantidade de eventos gratuitos, considerados “serviços essenciais”.

Confira a abaixo as maiores variações conforme os serviços nos bancos:

Transferência entre contas na instituição – variação de 384,21%

Menor preço: R$ 1,90

Maior Preço: R$ 9,20

Fornecimento de 2ª via cartão de crédito – variação de 216,46%

Menor preço: R$ 7,90

Maior preço: R$ 25

Anuidade cartão nacional – variação de 170%

Menor preço: R$ 7

Maior preço: R$ 18,90

Variações nas cooperativas bancárias:

Emissão de 2ª via de cartão conta poupança – variação de 433,33%

Menor preço: R$ 6

Maior preço: R$ 32

Anuidade cartão básico internacional – variação de 427,78%

Menor preço: R$ 180

Maior preço: R$ 950

Fornecimento de 2ª via cartão de débito – variação de 357,14%

Menor preço: R$ 7

Maior preço: R$ 32


Informações sobre o pacote básico de serviços

O Procon Goiás alerta os clientes para ficarem atentos aos direitos quanto ao custo zero da manutenção da conta corrente. É dever do banco informar sobre os serviços essenciais, que são gratuitos, e estabelecidos por uma resolução do Banco Central. Nesse sentido, a contratação de um pacote de serviços é opcional.

Na maioria dos casos, o que acontece é que os clientes acabam contratando serviços adicionais acreditando serem taxas compulsórias. No entanto, dependendo da movimentação mensal, os serviços essenciais podem satisfazer a necessidade do consumidor, não sendo necessária a contratação ou manutenção do pacote de serviço oferecido pelos bancos.

Nesse pacote de serviços essenciais gratuitos estão incluídos serviços como oferecimento de um cartão com função débito, até 4 saques por mês, 2 transferências por mês entre contas da mesma instituição, até 2 extratos contendo a movimentação dos últimos 30 dias, fornecimento de 10 folhas de cheque por mês e prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos.

O Procon ressalta que os bancos devem fornecer aos clientes informações claras e transparentes sobre produtos e serviços, sem omitir detalhes importantes ou utilizar linguagem técnica excessivamente complexa.

O pacote básico de cada banco possui variações entre as instituições pesquisadas, no que se refere à quantidade de eventos incluídos no pacote. Cabe ao cliente pesquisar e verificar quais os tipos de serviços ele normalmente costuma utilizar e qual sua real necessidade de um pacote mensal.

O Procon Goiás orienta que os consumidores olhem os extratos bancários com frequência. Isso é importante para identificar gastos desnecessários ou cobrança de taxas de serviços que não foram solicitados. O órgão de defesa do consumidor reitera que as instituições financeiras não podem condicionar a contratação de um serviço à aquisição de outro produto pelo cliente.



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