Matérias
Divulgação
Frota atual da capital é de cerca de 1,2 mil ônibus e, a expectativa, é expandir para 1,5 mil
Goiânia renovará frota com mais 300 ônibus movidos a diesel, eletricidade e biometano
27/03/2025, às 10:46 · Por Redação
A frota de ônibus de Goiânia será completamente renovada e ganhará mais 300 novos veículos, totalizando 1,5 mil ônibus na capital. A informação foi divulgada pelo Jornal Opção com uma entrevista do Secretário-Geral de Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima.
Já a renovação dos terminais já está em andamento, com alguns já entregues e outros em fases de obras. Cinco terminais do Eixo Anhanguera devem ser entregues até dezembro, com exceção de Senador Canedo. Das 18 estações, 13 já foram entregues, e as cinco restantes devem ser concluídas até a metade do ano.
Com isso, a expectativa é a utilização de ônibus elétricos, cuja previsão era de 150 veículos do tipo, sendo reduzido para 62 (14 já estão em circulação). Isso ocorre, segundo Adriano, por conta do descarte das baterias, que geram poluição, e o custo de aquisição, que pode chegar ao triplo de um veículo a biometano.
O restante da frota será composta por ônibus a diesel no padrão Euro 6, que emitem menos poluentes que modelos anteriores. O governo espera que o custo total da renovação da frota seja de R$ 2 bilhões, sendo a maioria proveniente de recursos privados. O poder público seria responsável por completar os investimentos, devido a política de descarbonização.
Disel Eletricidade Biometano Ônibus