Matérias
Reprodução
Com identidade visual nas cores da bandeira e o lema “Coragem para Endireitar o Brasil”, governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mantém evento para 4 de abril
Caiado afina discurso para lançar pré-candidatura em Salvador
29/03/2025, às 10:24 · Por Redação
Faltando poucos dias para o evento que marcará oficialmente o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem dedicado atenção especial à afinação do discurso que apresentará no dia 4 de abril, em Salvador (BA). A estratégia está centrada no slogan “Coragem para Endireitar o Brasil”, que estampará painéis, camisetas, bandeiras e adesivos nas cores verde, amarelo e azul.
Conforme informações do jornal O Popular, a concepção visual e o bordão foram idealizados por um núcleo de criação ligado ao ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. O grupo conta com os marqueteiros Ana Luisa Almeida e André Schaer, que já atuaram na campanha de Caiado ao governo goiano em 2018.
A sede do evento será o Centro de Convenções de Salvador (CCS), escolhido por permitir maior “liberdade” nos discursos e na ambientação, sem riscos legais. O evento chegou a ser transferido para o estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mas voltou ao CCS após alertas sobre uso indevido de prédio público para fins político-eleitorais. Na ocasião, o governador também vai receber o título de cidadão baiano e a comenda 2 de Julho.
Os títulos honoríficos também serão entregues no CCS, com base em requerimento já protocolado por deputados baianos da legenda — são oito no total, número suficiente para viabilizar a solenidade fora da sede da Assembleia. Entre as lideranças do partido, já confirmaram presença ACM Neto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), e o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda. De Goiás, é esperada uma comitiva robusta, incluindo metade da bancada estadual e cerca de cem prefeitos que já adquiriram passagens.
O espaço reservado para o evento tem 2 mil metros quadrados e capacidade para 4,2 mil pessoas. O palco terá 330 metros quadrados.
O discurso de Caiado seguirá a linha do slogan. Ele deve explorar o duplo sentido da palavra “endireitar”: como símbolo de sua trajetória política à direita e como proposta de “consertar” o Brasil. Ao mesmo tempo, destacará sua "independência moral" e capacidade de enfrentamento de problemas, apresentando-se como alternativa à polarização.
O governador continuará criticando a gestão federal. “O presidente perdeu a vontade de governar”, costuma repetir, frase que disse pela primeira vez em abril de 2023. Caiado também pretende reforçar comparações com países como Índia e China, destacando o que considera atraso brasileiro em áreas estratégicas.
Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Pré-Candidatura Ronaldo Caiado Goiás,