Matérias
Reprodução
Entre os alvos está Victor Hugo Barbosa da Silva, de 20 anos, ex-assessor da Câmara Municipal de Goiânia, que, segundo a corporação, está foragido
Ex-assessor da Câmara de Goiânia é alvo de operação contra tráfico interestadual
29/03/2025, às 13:44 · Por Redação
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta sexta-feira, 28, uma operação contra um grupo suspeito de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em Goiás e outras regiões do país. Entre os alvos está Victor Hugo Barbosa da Silva, de 20 anos, ex-assessor da Câmara Municipal de Goiânia, que, segundo a corporação, está foragido.
A operação cumpriu mandados em diversas cidades goianas, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Formosa e Águas Lindas de Goiás. De acordo com as investigações, Victor Hugo, seu pai e sua madrasta eram responsáveis por movimentações financeiras milionárias, chegando a registrar transações que somam cerca de R$ 300 milhões em apenas uma das contas bancárias investigadas.
A Câmara Municipal de Goiânia informou, por meio de nota, que Victor Hugo foi nomeado para um cargo comissionado após apresentar toda a documentação exigida pela legislação. A Casa afirmou ainda que não foi oficialmente notificada sobre a operação. Segundo a PCDF, o grupo criminoso tinha uma estrutura sofisticada, dividida em diferentes núcleos, sendo que o ex-assessor fazia parte do chamado “Núcleo Goiás”. Este núcleo administrava duas empresas localizadas em Trindade: uma no setor de transporte de cargas e outra no comércio de peças automotivas, ambas constituídas com documentos falsos.
As investigações revelaram que a rede adquiria drogas em regiões de fronteira, transportava os entorpecentes para diferentes estados e realizava sofisticadas operações de lavagem de dinheiro. O esquema garantiu ao grupo um estilo de vida luxuoso, com a compra de imóveis de alto padrão e veículos caros. Denominada “Chiusura”, a operação foi conduzida pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), ambos da PCDF.
Ao todo, foram cumpridos 71 mandados de busca e apreensão, além da determinação para confisco de 16 veículos e apreensão de outros seis. A Justiça ainda ordenou o bloqueio de 51 contas bancárias e a apreensão de seis imóveis ligados ao grupo. Também foram expedidos 18 mandados de prisão contra os suspeitos. A Polícia Civil informou que os investigados poderão ser condenados a até 30 anos de prisão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As buscas pelo ex-assessor Victor Hugo Barbosa da Silva continuam.
Investigação Polícia Civil Câmara Municipal de Goiânia Goiás,