Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Reprodução

Ex-diretor da Fundação Pio XII Kleber Rosa deixa cargo na Secretaria de Saúde de Barretos para comandar unidade oncológica em Goiânia

Novo CEO assume gestão do Hospital Araújo Jorge com foco em humanização e modernização

01/04/2025, às 09:14 · Por Redação

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) anunciou Kleber Rosa como o novo CEO do Hospital Araújo Jorge (HAJ), unidade de referência no tratamento oncológico em Goiânia. Rosa, que atuava como secretário municipal de Saúde de Barretos (SP), assume o comando do hospital nesta terça-feira, 1º, com o desafio de fortalecer a sustentabilidade da instituição e ampliar o acesso ao atendimento.

A nomeação de Rosa ocorre em um momento de transição e está alinhada às recentes mudanças estatutárias da ACCG, aprovadas em assembleia geral extraordinária realizada em 19 de fevereiro. Segundo a entidade, sua chegada representa "um passo estratégico para a sustentabilidade da instituição".

Com vasta experiência na área da saúde, Rosa foi diretor-executivo da Fundação Pio XII, instituição mantenedora do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento do câncer. Agora, no comando do HAJ, ele destaca os três pilares de sua gestão: otimização de processos, busca por resultados e humanização do atendimento.

"Trazemos uma gestão focada em melhoria de processos, em resultados e, principalmente, na humanização dos pacientes. Esses são os três pilares. Vamos buscar recursos para aprimorarmos as novas tecnologias que estão vinculadas ao tratamento oncológico, mas o foco é principalmente na humanização dos pacientes", afirmou o novo CEO ao jornal O Popular.

Formado em Física Médica pela Universidade de São Paulo (USP), Rosa ocupou o cargo de secretário de Saúde de Barretos por três meses, nomeado pelo atual prefeito Odair Silva (Republicanos). Ele já havia comandado a pasta anteriormente, durante a pandemia da Covid-19.

Desafios
A chegada de Rosa ao HAJ ocorre em um momento de dificuldades financeiras para a instituição. O hospital enfrenta uma dívida milionária herdada da última gestão da Prefeitura de Goiânia. Em 18 de março, o prefeito Sandro Mabel (UB) visitou a unidade e anunciou um plano de pagamento escalonado para sanar a dívida. A nomeação do novo CEO também reflete uma tentativa de aproximação da ACCG com a Fundação Pio XII, presidida por Henrique Prates, aliado do governador Ronaldo Caiado (UB).


Saúde ACCG Hospital Araújo Jorge CEO Kleber Rosa Goiânia Goiás,