Matérias
Divulgação
Caiado defende atuação mais firme do governo federal em setores essenciais, como segurança, educação, saúde, programas sociais e economia
Caiado mostra a lideranças empresariais baianas ações que tornaram Goiás referência para o Brasil
03/04/2025, às 20:11 · Por Redação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi recebido por lideranças dos setores de serviço, comércio e indústria da Bahia nesta quinta-feira (3/4). Aos líderes empresariais, o governador falou das ações e medidas adotadas em sua gestão e que tornaram Goiás referência no país, garantindo ao administrador goiano aprovação da população de 86%, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada em fevereiro. Caiado está na Bahia desde terça-feira (1º/4), nos preparativos para o lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República, que ocorre às 9h desta sexta-feira (4/4), no Centro de Convenções, em Salvador (BA).
O encontro com as entidades, em duas agendas, envolveu representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA). As reuniões contaram ainda com a presença do vice-presidente do União Brasil (UB) e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto; do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB); e do prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB).
Ao recepcionar Caiado, o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, pontuou preocupações, principalmente com educação, segurança e infraestrutura. “Defendo que nesses temas, quando a sociedade debate, eles criam valor político e certamente nós vamos ter decisões de escolhas muito mais coerentes”, afirmou. Conforme Passos, os três setores são fatores que determinam o desenvolvimento econômico do país.
“É uma honra receber o governador de um estado coirmão e que dispensa comentários”, destacou o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes. “Temos aqui uma casa cheia, com amigos que a gente tem convivido diariamente, com nossos vereadores e toda a base do prefeito (Bruno Reis), deputados e secretários”, disse. Ao relatar os 78 anos da federação baiana, o presidente disse que a entidade atua em conjunto com os governos para minimizar a pobreza e matar a fome.
Projetos e ações
Nos dois encontros, Caiado aproveitou para pontuar projetos e ações em Goiás e como isso contribui para avanços em setores essenciais, como segurança, educação, saúde, programas sociais e economia. Diante desses resultados, a decisão de iniciar agora sua caminhada pela Presidência.
“Não existe uma campanha eleitoral de um dia para outro. Se nós não tivermos a oportunidade de caminhar o país, mostrar o que estamos fazendo e propondo metas para implantarmos no Brasil, as pessoas não terão a oportunidade de nos conhecer”, explicou Caiado. “Com muita determinação, por saber da escola e da vivência política e dos resultados que obtivemos em Goiás é que estamos começando aqui na Bahia”, completou.
Nos dois encontros, um dos assuntos mais citados e questionados pelas lideranças empresariais foi a segurança pública. E nesse sentido, Caiado defendeu uma atuação mais firme por parte do governo federal. "O presidente tem que ter no Ministério da Segurança uma estrutura capaz de fazer com a inteligência artificial, satélites, drones de longa distância e escutas frente para combater o avanço da profissionalização da criminalidade", sublinhou.
Alternativa
Ainda nos nos encontros, o prefeito de Salvador foi claro: “Vamos trabalhar muito para unir toda a oposição em torno de um nome e não tenham dúvidas que a nossa preferência é por Caiado”, destacou ao citar ações de sucesso em Goiás nas áreas da segurança e educação. “Sem sombra de dúvidas, tem plenas condições de ser o nome escolhido pelas oposições para que a gente possa ter uma alternativa”, projetou Bruno Reis.
O prefeito acrescentou também que não há prematuridade no lançamento da pré-campanha de Caiado. “Efetivamente, quem se coloca primeiro, tem a oportunidade de sair debatendo o país e levar vantagem. Então, a gente espera que Caiado possa reunir todas as condições”, disse.
“Segmentos do setor produtivo estão abraçando e cumprimentando Caiado por tudo que ele representa no Brasil”, considerou o deputado federal Mendonça Filho (UB-PE), que acompanhou as duas agendas. “O nome do governador é sinal de valorização da iniciativa privada, da educação, estado bem administrado e governado. Ênfase no combate à violência, que garante segurança pública para a população. Um trabalho que será reconhecido pelo povo brasileiro”, frisou o parlamentar pernambucano.
Ronaldo Caiado Eleições 2026 Goiás Presidência da República