Matérias
Divulgação_1.jpg)
UFG alcança excelência em avaliação que mede qualidade de 2.101 universidades do país
UFG tira nota máxima em ranking do MEC e chega ao topo entre mais de 2 mil instituições
16/04/2025, às 11:41 · Por Redação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) 2023, indicador de qualidade da educação superior divulgado na sexta-feira, 11 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Com a nota 5, a UFG integra entre as 3% melhores universidades do país nas áreas de graduação, mestrado e doutorado. A marca só foi alcançada por 33 instituições públicas brasileiras.
Segundo a reitora Angelita Lima, a conquista foi obtida a partir de dados coletados em 2023, e por isso, a posição da UFG no ranking do IGC pode subir ainda mais. “Considerando que, em 2024, todos os cursos avaliados tiveram notas 4 e 5 e subiram na avaliação, nós com certeza iremos confirmar a nota máxima novamente”, explicou a reitora.
A expectativa é que, com os dados dos anos subsequentes, a universidade possa evoluir de sua posição atual em décimo-oitavo lugar entre as instituições federais de ensino superior.
De acordo com Angelita, 2.101 universidades no total tiveram seu IGC consolidado, com a UFG se destacando entre elas. “Estamos entre as 33 instituições que tiveram nota 4 e 5, e entre as 20 da rede federal que tiveram nota máxima. Isso significa que estamos entre as 3% maiores e melhores universidades do país. É uma excelente notícia”, disse.
Por fim, Angelita parabenizou aos docentes, técnicos e a todos os servidores da UFG que possibilitaram essa conquista. “Parabéns à equipe e toda a comunidade acadêmica da universidade. É uma alegria e um orgulho poder compor e fazer parte deste grupo”, declarou.
UFG MEC INEP