P U B L I C I D A D E
Poder Goiás


Goiânia, 25/04/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiânia

Goiânia lidera ranking nacional de iluminação pública; capital goiana registrou o maior percentual entre as capitais brasileiras, com 99,6% de cobertura — ligeiramente acima dos 99,5% de Vitória e dos 99% de Campo Grande

Goiás e Goiânia lideram rankings de iluminação pública

18/04/2025, às 07:25 · Por Redação

Goiânia e o Estado de Goiás lideram os rankings nacionais de iluminação pública, segundo os dados mais recentes da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital goiana registrou o maior percentual entre as capitais brasileiras, com 99,6% de cobertura — ligeiramente acima dos 99,5% de Vitória e dos 99% de Campo Grande. No cenário estadual, Goiás também aparece em destaque, com 99% das residências situadas em vias com algum ponto de iluminação pública.

Apesar dos números expressivos, especialistas apontam que o levantamento retrata apenas a existência dos equipamentos, sem considerar sua funcionalidade ou a eficiência do serviço prestado. A pesquisa do IBGE, considerada a mais abrangente sobre a infraestrutura urbana no Brasil, também indicou crescimento no índice nacional de iluminação pública: de 95,2% em 2010 para 97,4% na edição mais recente.

Para a arquiteta e urbanista Maria Esther, pesquisadora do Observatório das Metrópoles, os dados devem ser lidos com cautela. “A cidade é uma construção do Estado, do mercado e da atuação de cada cidadão. Quando vemos esse tipo de resultado, é preciso entender o papel de cada ator: qual a responsabilidade do Estado, dos empreendedores imobiliários e das concessionárias de energia?”, disse ao jornal Opção.

Além da iluminação, Goiânia também aparece em posições de destaque em outros quesitos avaliados pela pesquisa do IBGE. A capital figura como a segunda entre todas as capitais com maior percentual de vias pavimentadas, com 99,1% dos moradores residindo em ruas asfaltadas — um avanço em relação a 2010, quando esse índice era de 97,6%.

No ranking estadual, Goiás ocupa a quarta colocação, com 94% das residências localizadas em vias pavimentadas, atrás de São Paulo (96%), Minas Gerais (95,3%) e o Distrito Federal (94,2%). O Brasil também apresentou melhora nesse aspecto, saltando de 79,6% para 88,5%.

A pesquisa ainda analisou a capacidade de circulação das vias, considerando o fluxo de diferentes tipos de veículos, incluindo caminhões, ônibus, vans, motocicletas e bicicletas. Goiânia obteve o terceiro melhor desempenho entre as capitais (98%), ficando atrás apenas de Campo Grande (98,8%) e Palmas (98,6%). Goiás repetiu o quarto lugar no comparativo estadual, com 97,9% de moradores vivendo em ruas aptas a receber esse tipo de tráfego, acima da média nacional, que ficou em 90,8%.


Ranking Iluminação Pública IBGE Goiânia Goiás,