Matérias
Divulgação
Advogado Geovane Campos, especialista em direito da saúde explica situação do plano de saúde
Procede que a Unimed vai falir? Advogado comenta possibilidade
23/04/2025, às 14:55 · Por Redação
O advogado Geovane Campos, especialista em direito da saúde explica situação do plano de saúde, explica a situação do maior plano de saúde do país e quais as possibilidade dele vir a quebrar e deixar os usuários na mão. Veja a opinião dele na íntegra:
Você acha que todo plano de saúde é igual? Não é não! A Unimed tá mais pra um quebra-cabeça gigante de 300 peças. Só que tem peça faltando... e o buraco tá ficando grande! .
Olha só: a Unimed é tipo um monte de Unimeds espalhadas pelo Brasil. Cada uma tem seu dinheiro, suas contas e manda no próprio nariz. Só que agora, a Unimed Nacional, que é a “grandona”, com 2 milhões de beneficiários, pediu 1 BILHÃO DE REAIS para as regionais pra não afundar!
Esse valor todo, é somente 10% das reservas que todas Unimeds regionais possuem. O que ligou o alerta é que pela 1ª vez na história a Unimed Nacional precisou desse aporto vindo das Unimed regionais. Pelas regras de mercado, quando se apura um LUCRO, as Unimeds regionais recebem esse ganho, e quando há prejuízo, eles são obrigados a fazer aportes.
Esse dinheiro foi condicionado pela troca da diretoria. Sendo a maior cooperativa médica do país, com receita de 6,5 BILHÕES, possuindo ao todo 20 MILHÕES de clientes equivalente a 40% de todo mercado, o que é todo esse sinal de alerta vermelho nas Unimeds ?
Muitas vezes, quem manda na gestão também tá cuidando do consultório, atendendo paciente, e falta profissionalismo pra tocar tudo direitinho. Tá igual aquele amigo que quer ser artilheiro e goleiro no mesmo jogo.
Enquanto algumas regionais, tipo BH, Curitiba e Porto Alegre, tão de boa com gestão profissional, outras, como a Unimed FERJ, ainda tão na corda bamba com prazo até 2026 para resolver os problemas!
Segundo a ANS, 109 Unimeds amargaram prejuízo operacional de JAN a SET de 2024. Hoje, o caso mais emblemático é o da Unimed FERJ, que assumiu a carteira da Unimed Rio no ano passado.
Em Dezembro, a ANS e a Unimed FERJ fecharam um novo termo de compromisso concedendo à federação um prazo até Março de 2026 para que sejam solucionadas os problemas de pagamentos a fornecedores, regularização das provisões e reclamações. E aí, acha que vão conseguir? ????
Dr. Geovane A. Campos
Advogado Especialista em Direito da Saúde
OAB/GO 45.452
Unimed Falência