P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 26/04/25
Matérias
Reprodução

Federação entre União Brasil e PP garante exposição, recursos e respaldo político ao governador Ronaldo Caiado

Apoiado por federação, Caiado ganha estrutura para viabilizar pré-candidatura à Presidência

25/04/2025, às 10:45 · Por Redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ganhou novo fôlego para sua pré-candidatura à Presidência da República com o acerto que selou a federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP). Pelo acordo firmado em Brasília, o projeto do goiano será incorporado à estrutura da futura federação, abrindo acesso a recursos financeiros, tempo de propaganda partidária e articulação política nacional.

A oficialização da aliança será feita na próxima terça-feira, 29, e representa um novo momento na caminhada de Caiado, que enfrentava resistências internas no partido e vinha sendo chamado de “candidato de si próprio”. Com o apoio formal da federação, que contará com 108 deputados federais e 13 senadores, o governador passa a ter liberdade para atuar politicamente em todo o país.

O entendimento, consolidado em reunião com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e participação do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, prevê que Caiado poderá conduzir a pré-campanha até as convenções de 2026. A única condição é alcançar ao menos 10% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais até julho daquele ano. Caso atinja esse patamar, terá o caminho aberto para a consolidação da candidatura. Se não conseguir, terá direito de indicar o vice na chapa.

“Nessa federação, as pílulas do União Brasil vão estar voltadas para o Caiado, ou uma boa parte delas. Então, ele vai sair nacionalmente e é um trabalho que se inicia. O União Brasil vai estar apostando nele. Essa federação vai estar apostando nele”, disse Sandro Mabel em entrevista à coluna Giro, do jornal O Popular.

Nos bastidores, o acordo foi resultado de articulações intensas. Mabel relatou que precisou contornar resistências do próprio Caiado, que inicialmente via a federação como uma manobra para alavancar Ciro Nogueira (PP-PI) como vice de Jair Bolsonaro (PL). “A visão dele era de que estariam fazendo isso para o Ciro ser o vice do Bolsonaro”, revelou o prefeito. Com o tempo, a confiança foi construída com garantias de que o governador teria autonomia para consolidar seu nome.

A movimentação acontece no momento em que a federação caminha para ser a maior força na Câmara e uma das mais relevantes no Senado. O anúncio do projeto de Caiado ocorre após o lançamento de sua pré-campanha em Salvador (BA), evento que teve pouca adesão de lideranças nacionais e foi visto como um sinal de fragilidade interna. Paralelamente, a federação destravou negociações para a ocupação do Ministério das Comunicações, que deve ser comandado por Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras.

Embora ainda evite comentar publicamente o novo cenário, Caiado já tem compromissos programados fora de Goiás. Neste fim de semana, ele deve participar da abertura da 90ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), e no domingo, 28, estará na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), eventos estratégicos para ampliar sua presença no setor agro.

Apesar do otimismo, aliados próximos apontam que o caminho até a convenção é desafiador. A pré-campanha de Caiado havia sido paralisada nas últimas semanas, após sua participação em ato ao lado de Bolsonaro pedindo anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Desde então, o governador voltou a focar em compromissos estaduais e articulações políticas em Brasília.

Com a federação formalizada, a expectativa no Palácio das Esmeraldas é que o grupo político de Caiado comece a trabalhar com mais estrutura. Estão previstas contratações de pesquisas, definição de agenda nacional e ações voltadas à construção de um nome viável como alternativa à polarização atual entre Lula e Bolsonaro.

“A chance da sua vida é essa, com a federação. Ninguém é candidato hoje porque o Bolsonaro está no meio do caminho e não vai sair. Então, é a chance de você já sair e trabalhar dentro de um partido desse tamanho”, concluiu Mabel.


Política Federação União Brasil PP Antônio Rueda Ronaldo Caiado Pré-Candidato Presidência da República Goiás,