Matérias
Divulgação
A situação fiscal delicada da maioria dos municípios limita manobra nas contas públicas. A nível federal, a situação esbarra na agenda liberal do governo que prevê reformas fiscais e tributárias
Goiânia está entre as capitais mais confortáveis do ponto de vista fiscal
21/02/2020, às 10:28 · Por Pedro Lopes
Apesar do primeiro levantamento da consultoria Tendências apontar Goiânia com nota 4,56 em questão fiscal, a Prefeitura de Goiânia enviou os dados corretos ao levantamento da Consultoria e constatou nota de 8,47. Com isso, a capital figura entre as nove capitais com situação fiscal confortável no Brasil. Os 17 municípios restantes enfrentam problemas para manter os cofres públicos saudáveis.
Segundo a divulgação, as prefeituras de de Rio Branco, Palmas, Boa Vista, Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus são as que mantêm contas públicas equilibradas. Após revisão das contas no padrão seguido pela consultoria Secretaria de Finanças de Goiânia, a nota da cidade deveria ter sido de 8,47, superando Curitiba, com 8,01 e Boa Vista, com nota 8,3. Rio Branco, com 9,6, e Palmas, com 8,79 lideram o ranking.
A situação fiscal delicada da maioria dos municípios limita manobra nas contas públicas. A nível federal, a situação esbarra na agenda liberal do governo que prevê reformas fiscais e tributárias. A reforma, porém, segue em avanços truncados devido ao clima de tensão gerado entre o governo de Bolsonaro e o Congresso Federal.
Crise Fiscal Economia Goiânia