Matérias
Divulgação
Os níveis de gravidade serão divididos entre leve, moderado e grave – verde, amarelo e vermelho. A Secretaria Municipal de Saúde (Samusa) deve atualizar os dados todas quintas-feiras
Anapólis é a primeira cidade a adotar decreto flutuante no combate ao coronavírus
29/04/2020, às 12:09 · Por Pedro Lopes
Anápolis publicou um decreto flutuante para regular as ações de combate ao coronavírus na cidade. É a primeira cidade a implementar tal medida, que consiste em afrouxar ou reforçar as medidas conforme o comportamento do vírus no município. O decreto foi assinado pelo prefeito Roberto Naves (Progressista) na segunda-feira, 27.
A métrica que irá determinar flutuações nas medidas será o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.
Até a tarde dessa terça-feira, 28, Anápolis continha 36 casos confirmados e um óbito, cuja assessoria de imprensa do município informou que trata-se de uma pessoa de São Paulo que foi internada na cidade.
Nenhum dos cerca de 30 leitos de UTI estavam ocupados até ontem, o que indica baixo risco até o momento. Os níveis de gravidade serão divididos entre leve, moderado e grave – verde, amarelo e vermelho.
A Secretaria Municipal de Saúde (Samusa) deve atualizar os dados todas quintas-feiras. Conforme o quadro diagnosticado, as medidas terão variações baseadas em uma tabela de risco do Ministério da Saúde, exceto para a área da educação, que ainda está em análise). O objetivo é ajudar os comerciantes a se organizarem.
O município informou ainda que os medidas terão variações a partir dos seguintes cenários:
7 leitos ocupados: mudança de leve para moderado.
20 leitos ocupados: mudança de moderado para grave.
Anapólis ´Covid-19