Matérias
Divulgação
Para a mudança, projeto terá que virar lei ao ser aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO)
CMTC: Mais ônibus nas linhas com empresas recebendo por quilômetro rodado
08/05/2020, às 13:10 · Por Pedro Lopes
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) deve implantar novo modelo para remuneração das empresas de ônibus que atuam em Goiânia e região metropolitana que levaria em conta o quilômetro rodado e não por passageiro transportado. A CMTC pretende encaminhar estudos ao governo estadual e às prefeituras. Para a mudança, o projeto terá que virar lei e ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás.
A intenção é que as empresas coloquem mais veículos para rodar, o que seria benéfico para os usuários que teriam mais oferta do serviço. Em contrapartida, as empresas também teriam mais lucros por terem ônibus rodando nas linhas. O sistema também poderá criar linhas alternativas com viagens de curta distância. O modelo é adotado em diferentes países da Europa. e no Brasil, já é adotado em Brasília e em São Paulo com um sistema híbrido de tarifação.
“Momento oportuno de mostrar ao governo estadual e para as prefeituras da região metropolitana que é o único caminho para ter transporte de qualidade, com trajetos que realmente vão atender a real necessidade do passageiro, onde não se contabiliza mais a quantidade de passageiros, mas a quilometragem rodada, baseada numa planilha”, destaca Benjamin Kennedy, presidente da CMTC, que informou que durante a crise do coronavírus a demanda de usuários caiu 67%.
CMTC Goiânia Transporte Coletivo