Matérias
Vanessa Chaves/G1
Goiânia também a preferida entre visitantes oriundos de 88 municípios, parte deles do Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso
Goiânia é o segundo maior polo de vendas de roupas e calçados do país, aponta IBGE
23/05/2020, às 12:01 · Por Pedro Lopes
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta semana aponta Goiânia como o segundo maior polo de vendas de roupas e calçados do Brasil. A capital São Paulo lidera.
De acordo com a pesquisa, cerca de 3,74 milhões de consumidores vieram a Goiânia em 2018 para obter peças de vestuário. Enquanto a capital paulista reuniu por volta de 4,59 milhões de pessoas no mesmo período com o mesmo objetivo.
Goiânia também tem destaque no comércio de móveis e eletrônicos, sendo o quarto destino favorito entre os consumidores nesse nicho. A capital também é a preferida entre visitantes oriundos de 88 municípios, parte deles do Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Já em Goiás, a capital é núcleo do mercado vestuário de 161 municípios.
Em razão da pandemia, a pesquisa mostra que houve um declínio de vendas no varejo de 2,5% em março de 2020 em relação a fevereiro. O setor que mais sofreu retração foi o de comércio de tecidos, vestuário e calçados: queda de 42,2%. A compra de móveis e eletrodomésticos também freou em cerca de 25,9%.
Comércio Varejo IBGE