Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Getty Images

Resultado provém da aplicação dos testes nas cinco cidades goianas que participaram da pesquisa Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil

Testes rápido de covid-19 não encontram presença de anticorpos do vírus em Goiás

28/05/2020, às 10:39 · Por Pedro Lopes

A pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19) mostrou que é baixa a circulação do vírus em Goiás. O estudo é financiado pelo Ministério da Saúde sob coordenação do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) com  equipes do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). 

O resultado provém da aplicação dos testes rápidos nas cinco cidades goianas que participaram do estudo, em nenhum resultado houve positivo para a presença de anticorpos do vírus. O relatório, porém, não indica afrouxamento do isolamento social, aponta Pedro Hallal, um dos coordenadores da pesquisa. “Não podemos dizer que não existe pois tem casos confirmados. Então, concluímos que o vírus está circulando, mas de forma baixa”, disse. 

Os testes foram aplicados nas cidades de Goiânia, Iporá, Rio Verde, Itumbiara,Porangatu e Luziânia. Goiás ficou na 11ª colocação entre os Estados com a maior aplicabilidade do teste. 87% dos testes programados foram aplicados.

Ao O Popular, o epidemiologista Bernardo Horta disse que a falta de casos positivos também se dá pela escala razoável de aplicação “Quanto mais testes aplicamos, mais chances temos de ter resultados positivos. Porém, mesmo que todos os testes não tenham sido aplicados podemos dizer que a prevalência no Estado é pequena”, declarou. 

Segundo ele, as medidas de isolamento social estão entre os principais fatores que explicam a baixa circulação do vírus e, por isso, devem ser mantidas por enquanto. 



Covid-19