Matérias
Divulgação
Com a cisão entre os congressistas, não há expectativa para um vitória ou fracasso da PEC. Por um lado, há parlamentares que defendem o adiamento sob medo do atual quadro de alastramento do coronavírus
Chega à Câmara PEC de adiamento das eleições. José Nelto é contra
25/06/2020, às 09:36 · Por Pedro Lopes
A Câmara dos Deputados deve votar nos próximos dias a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o adiamento das Eleições 2020. A pauta divide opiniões dos parlamentares. Parte deles pressionam para a prorrogação de seus mandatos com o efeito da PEC, se aprovada. A proposta passou pelo Senado na terça-feira, 20, sugerindo novo calendário eleitoral: passaria dos dias 4 e 15 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro.
Com a cisão entre os congressistas, não há expectativa para um vitória ou fracasso da PEC. Por um lado, há parlamentares que defendem o adiamento sob medo do atual quadro de alastramento do coronavírus. Outros acenam querer estender um pouco mais o mandato. Ao passo que outros querem manter a data prevista agora.
O deputado federal goiano José Nelto (Podemos) se manifestou contrário ao adiamento. Em publicação no Instagram, ele acredita que as eleições na data já prevista, dia 04 de outubro, com o horário de votação estendido. "Sugiro um escalonamento no horário de votação, estabelecendo horários para as faixas etárias. Por exemplo, pela manhã, votariam os idosos. A tarde, a faixa etária intermediária, e a noite os jovens. Assim, evitaríamos aglomeração de pessoas, e todos os cidadãos poderão exercer o direito à cidadania de maneira segura", escreveu.
PEC Eleições 2020 José Nelto