Matérias
Divulgação
Atual gestão municipal concedeu uma série de benefícios ao funcionalismo público
Iris assina benefícios para várias categorias de servidores
29/10/2020, às 18:30 · Por Pedro Lopes
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), assinou uma série de benefícios aos funcionários públicos no dia do servidor, na última quarta-feira (28/10). São benefícios que atingem, em sua maioria, profissionais da Saúde, Trânsito e fiscalização.
Desde 2017, os servidores já recebem a data-base e reajustes. Na Educação, o prefeito já havia concedido gratificações de regência e auxílio locomoção a 10 mil docentes da rede e progressões a 5.802 professores. Outros benefícios também atingiram áreas como Social, Guarda Civil Metropolitana e servidores da Comurg.
Na Saúde, o prefeito liberou as férias, licença-prêmio, liberação para acertos, desde que com um limite autorizado pelo prefeito, em face do decreto de Execução Orçamentária e Financeira para 2020.
O prefeito lembra que assumiu em 2017, em janeiro, com o mês de dezembro em atraso e chamou o Sindicato dos Servidores de Saúde no Estado de Goiás (SindSaúde/GO) para buscar uma solução. “Minha maior preocupação era regularizar a folha da Saúde e recuperar as finanças para não ter risco de atrasar a folha porque sem o servidor não tem serviço à população”, lembra.
O prefeito destacou que no dia do servidor procurou assinar os atos que “demonstram o reconhecimento da prefeitura na participação” do segmento no processo administrativo de sua gestão. “O poder público não funciona sem o servidor. Se o funcionário publico está satisfeito, os serviços acontecem a contento”, acredita Iris.
Para o presidente do SindSaúde, Ricardo Manzi, o decreto resgata a “necessidade dos servidores da Saúde a usufruir as férias, nesse momento de dificuldade de pandemia. Trouxemos outras pautas relacionadas aos trabalhadores da Saúde. Quem cuida da saúde, ainda mais em meio a uma pandemia, precisa ser valorizado”, diz ao citar também a reposição da produtividade dos profissionais.
Para a representante do SindiGoiânia Helenice Evangelista, a categoria está satisfeita com a “atenção do prefeito a categoria, demostra respeito ao servidor e isso mostra presente ao dia do servidor”. Também foi lembrado no ato, a ausência das Organizações Sociais (OSs) na gestão, conforme compromisso de Iris em 2016. “O senhor cumpriu o compromisso feito na eleição e fazer a gestão com a administração direta”.
Sindiffisc
Iris Rezente também assinou a minuta do acordo entre o Sindicato dos Funcionários da Fiscalização Municipal de Goiânia (Sindiffisc) e o município de Goiânia para concessão da data-base ainda de 2010.
“Neste dia nós procuramos assinar alguns atos que demonstram o reconhecimento da prefeitura na participação de vocês nesse processo administrativo. São muitos segmentos, mas esse da fiscalização é o que garante o cumprimento da lei, é com muita satisfação que nós, reunidos no dia do servidor, nós em reconhecimento agradecemos é que cada um tenha consciência que Goiânia é o que é, se Goiânia chegou onde chegou foi com a participação de vocês”, disse o prefeito.
O presidente do Sindiffisc Luiz Dias da Costa disse ter consciência do papel dos servidores da área para ajudar a cidade e agradeceu o benefício após 10 anos de espera. “Nós, além de servidor público, somos conscientes que Goiânia é uma cidade diferente de outras graças ao senhor, suas gestões criativas, com realizações. Nós percebemos que a nossa categoria nunca teve um reconhecimento como temos com o senhor e sua equipe. Nossa categoria tem consciência que precisamos dar mais, ajudar mais para poder cobrar. Temos só a agradecer”, destacou o líder sindical.
“É uma demanda antiga, a data-base de 2010 para os auditores-fiscais. O Sindicato entrou com a ação e teve êxito e a Prefeitura tem a obrigação de conceder o benefício. Poderíamos pagar de forma parcelada, em novembro e maio, porém o prefeito entende que devemos fazer de uma única vez. Isso é o reconhecimento ao trabalho e relevância dos nossos auditores-fiscais para a Prefeitura”, destacou a secretária de Finanças Zilma Peixoto.
“Para que isso fosse concretizado, houve a sintonia entre todas as áreas a Secretaria de Finanças deu parecer que era possível, a Procuradoria de que o formato era correto e a Secretaria de Administração fez um esforço para já lançar o pagamento na folha do mês de novembro”, conclui.
Trânsito
O prefeito também assinou a concessão de hora extra aos servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). A iniciativa visa reforçar a sinalização, principalmente nas vias que receberam as obras de recapeamento, e ampliar a fiscalização da cidade.
Iris Rezende Prefeitura de Goiânia