Matérias
Reprodução/Sagres
O cenário eleitoral dificilmente sofrerá mudança até o próximo domingo, 29, dia da realização do 2º turno
Pesquisa Diagnóstico/Rádio Sagres: decisão de voto é definitiva para 85,5% dos eleitores
26/11/2020, às 11:39 · Por Eduardo Horácio
Divulgada pela Rádio Sagres 730, a pesquisa do Instituto Diagnóstico aponta uma ampla vantagem para o ex-governador Maguito Vilela (MDB) na disputa pela Prefeitura de Goiânia. O cenário eleitoral dificilmente sofrerá mudança até o próximo domingo, 29, dia da realização do 2º turno. É que a grande maioria dos eleitores afirmam que a decisão de voto é definitiva.
Dos entrevistados, 85,5% afirmam que a decisão de voto é definitiva faltando três dias para a eleição. Apenas 13,5% consideram a possibilidade de mudar o voto até domingo e 1% não souberam responder.
Mesmo que todos os 13,5%, que admitem a hipótese de mudar de voto, de fato tomassem essa decisão e, ainda que todos fossem para o mesmo candidato – o que é absolutamente improvável –, mesmo assim seria insuficiente para mudar os rumos da eleição em Goiânia.
Estimulada e votos válidos
Maguito lidera a corrida ao Paço com 51,9% das intenções de voto estimuladas de acordo com os números da pesquisa Diagnóstico/Rádio Sagres. O senador Vanderlan Cardoso soma 31,6% das indicações. A vantagem do emedebista é de 20,3 pontos porcentuais.
Em votos válidos – descartando brancos, nulos e indecisos – Maguito soma 63% contra 37% de Vanderlan. Nesse cenário, 26 pontos porcentuais separam os dois concorrentes ao Paço.
A pesquisa ouviu 626 eleitores entre os dias 24 e 25 de novembro e tem margem de erro de 3,9 pontos para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-00800/2020.
Eleições 2020 Maguito Vilela