Matérias
Divulgação
Atual presidente lidera grupo com maioria de vereadores, mas o partido com maior número de parlamentares eleitos está na disputa
Romário Policarpo e MDB disputam comando da Câmara Municipal
16/12/2020, às 10:15 · Por Pedro Lopes
A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Goiânia está concentrada entre o atual presidente, Romário Policarpo (Patriotas), que tenta a reeleição, e postulantes do MDB, partido que elegeu o maior número de vereadores para a próxima legislatura. Entre os cotados, Anselmo Pereira, Clécio Alves e Dr. Gian integram a lista. Todos apoiaram o prefeito eleito da capital Maguito Vilela (MDB).
Considerado hábil articulador, o atual presidente da Câmara, Romário Policarpo, é tido como favorito para permanecer no comando da Câmara. Ele lidera um grupo com 21 vereadores, em tese mais que suficiente para conquistar a presidência – a maioria simples de votos, 18 dos 35 votos.
Pesa contra o vereador, porém, o fraco desempenho de seu partido na eleição de 15 de novembro. O Patriotas, que tinha oito vereadores buscando a reeleição, saiu das urnas com apenas dois eleitos.
Por outro lado, o MDB elegeu seis vereadores e se descolou como a maior bancada da Casa. Na legenda, três dos seis vereadores eleitos assumem a pretensão de comandar a Câmara, sendo que dois deles já foram presidentes. O postulante considerado mais forte é o vereador Clécio Alves, o mais votado do partido. Correm por fora Anselmo Pereira, que conquistou o décimo mandato consecutivo, e Dr. Gian, que pode ter apoio da bancada evangélica.
A eleição será realizada em 1º de janeiro, após a posse do prefeito eleito Maguito Vilela e dos vereadores. A disputa pela presidência tem um histórico de definição apenas no dia e em algumas ocasiões o impasse na escolha fez com que a sessão fosse esticada por horas seguidas.
Câmara Romário Policarpo Goiânia Presidência