Matérias
Foto: Agência Senado
Kajuru, depois que CCJ enterrou a CPI da Lava Toga: "não me convidem para este enterro nem para segurar o caixão"
Nova chance: Kajuru defende que plenário derrube arquivamento da CPI da Lava Toga
12/04/2019, às 00:07 · Por Eduardo Horacio
Em pronunciamento no Senado, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) classificou de melancólico o resultado da votação do parecer pelo arquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores, conhecida por CPI da Lava Toga. A votação ocorreu pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na qual dos 27 senadores (que conta com apenas um goiano, o próprio Kajuru), 19 foram contrários à criação e somente 7 foram favoráveis.
Votaram pela instalação da CPI: Esperidião Amin (PP-SC), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Juíza Selma (PSL-MT), Alessandro Vieira (PPS-SE), Fabiano Contarato (Rede-ES), Jorginho Mello (PR-SC) e Jorge Kajuru (PSB-GO).
Ao fim, já proclamado o resultado, Kajuru disse que "se a população brasileira amanhã enterrar este Senado, se ela concluir que este Senado está enterrado por arquivar a CPI da Toga do intocável Judiciário, não me convidem para este enterro nem para segurar o caixão. Me incluam fora". Recurso contra a decisão da CCJ segue agora para a análise do Plenário, que dará a palavra final sobre a criação (ou não) da CPI.
Jorge Kajuru Lava Toga CPI