Matérias
Divulgação / Facebook Henrique Arantes
Henrique e Jovair: novos planos após o revés eleitoral de 2018 que consumiu Marconi e seus aliados
Goiânia: PTB quer lançar Henrique prefeito e Jovair vereador
20/04/2019, às 00:01 · Por Diene Batista
O PTB se movimenta para a disputa eleitoral de 2020. O partido anunciou que o deputado estadual Henrique Arantes será candidato a prefeito de Goiânia. Já o ex-deputado federal Jovair Arantes, pai de Henrique, pode pleitear uma vaga na Câmara Municipal, numa espécie de "recomeço" da carreira de político.
Ao anunciar a pré-candidatura de Henrique Arantes, o PTB informou que não haverá recuo e a legenda, uma dos integrantes da chamada base aliada que deu sustentação aos governos de Marconi Perillo (PSDB), terá sim nome próprio na disputa pelo Paço Municipal.
Em que pese o discurso atual petebista, o partido tem histórico de recuos e composições até o prazo final de definição de candidaturas – neste caso agora, em agosto de 2020. Na disputa de 2016, por exemplo, o PTB apoiou a candidatura do deputado Francisco Júnior (PSD), mas tanto o PTB quanto o PSD negociaram com o MDB e outros partidos até a reta final das definições.
A ultima eleição que o PTB bancou candidato próprio em Goiânia foi em 2012. Jovair Arantes disputou o Paço com apoio de diversos partidos e foi derrotado por ampla margem em primeiro turno pelo então prefeito Paulo Garcia (PT), candidato à reeleição.
Desgaste
O PTB sempre foi uma das principais siglas de apoio aos governos de Marconi e, assim como o tucano, sofreu forte revés na disputa eleitoral de 2018. Pela primeira vez, o líder do partido Jovair Arantes não conseguiu renovar seu mandato de deputado federal – ele acumulava seis mandatos consecutivos, desde 1995 - antes havia sido vice-prefeito de Goiânia.
Em 2015, Jovair foi o relator do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois, tentou se eleger presidente da Câmara Federal em 2017 e foi derrotado pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No mesmo ano ajudou a arquivar o processo de impeachment contra o então presidente Michel Temer (MDB).
Eleições 2020 PTB Jovair Arantes Henrique Arantes