Matérias
Divulgação
A presidente do Sindilabs disse que também houve aumento na demanda por exames complementares da Covid-19
Sindicato dos Laboratórios diz que procura por testes de Covid-19 teve alta de 80% em Goiás
09/03/2021, às 05:00 · Por Izabella Vilella
Levantamento feito pelo Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs-GO) revela que, somente nos últimos 30 dias, houve uma alta de 80% na procura por testes de diagnóstico de Covid-19. Conforme a presidente do Sindicato, Christiane do Valle, o aumento foi observado na Capital e no interior do estado.
A presidente do Sindilabs disse que esse crescimento “exorbitante” veio de pacientes particulares, de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com ela, também houve aumento na demanda por exames complementares da Covid-19.
Christiane explicou, ainda, que a testagem deve ser feita por todos que apresentam sintomas da doença e se possível, por aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas. Ela enfatizou que, quem testa positivo, deve ter acompanhamento médico, com exames de imagem, laboratoriais e clínicos para prevenir o agravamento da doença e a necessidade de internação. “O diagnóstico precoce possibilita o isolamento da pessoa e a quebra da cadeia de transmissão e, ainda, permite o início do tratamento necessário”, frisou.
Tipos de exames
A presidente do Sindicato esclareceu que, para o diagnóstico da Covid-19, há um tipo de exame indicado para cada fase da doença. Segundo ela, atualmente, ao contrário do que aconteceu no início da pandemia, os pacientes já chegam ao laboratório buscando o teste correto.
“Os exames de antígeno viral e RT-PCR, por exemplo, devem ser feitos quando a pessoa começa a apresentar sintomas da doença ou tem contato com um paciente infectado. Esses exames devem ser realizados até o sétimo dia pós-contato ou do aparecimento dos primeiros sintomas. Do oitavo dia para frente, o teste indicado é o sorológico, feito com amostra de sangue e que avalia a presença de anticorpos no organismo”, explicou.
Goiás Covid-19 Exames Diagnóstico Laboratórios Sindilabs