Matérias
Divulgação
Mesmo com posicionamento, Caiado tem evitado bater de frente com Bolsonaro nestas questões
Caiado volta a cobrar ações do Governo Federal em combate à Covid-19
11/03/2021, às 14:15 · Por Eduardo Horácio
Ronaldo Caiado (DEM) assinou nota pública do Fórum Nacional dos Governadores que cobra ações do governo federal no combate à Covid-19 e propõe a criação de um pacto nacional em defesa da vida e da saúde.
O segundo documento em menos de duas semanas, onde agora o Brasil bateu novo recorde ao registrar 2.286 óbitos em 24 horas e em Goiás foram 267, com o acúmulo de 270 mil mortos em decorrência do vírus.
O pacto quer expansão da vacinação de várias marcas seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) e apoio a medidas preventivas, como uso de máscaras, desestímulo a aglomerações e apoio aos Estados para manutenção e ampliação de leitos.
As cobranças coincidiram com o dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), usou máscara durante um evento no Palácio do Planalto e reforçou que o governo federal busca a compra de vacinas.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), um dos coordenadores do movimento, afirmou que país vive colapso nacional e esforço é para evitar tragédia maior.
“É importante ter medidas de âmbito nacional, que possam conter eventos, evitar aglomerações com objetivo preventivo, adequado à realidade de cada Estado”, destacou em entrevista ao Jornal O Popular.
Mesmo com posicionamento, Caiado tem evitado bater de frente com Bolsonaro nestas questões. Aliados acreditam que seja pela dependência fiscal do Estado em relação ao Governo Federal e por compartilhar grande parte do eleitorado com o presidente.
Ronaldo Caiado Jair Bolsonaro Covid-19