Matérias
Divulgação
Medida veio após o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de ampliação do lockdown no Distrito Federal com fechamento de escolas, academias, igrejas e outros segmentos ainda autorizados a funcionar
Justiça dá prazo a Governo do DF sobre pedido de lockdown total
12/03/2021, às 12:12 · Por Eduardo Horácio
Após o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) que solicitou a ampliação do lockdown no Distrito Federal pedindo o fechamento de escolas, academias, igrejas e outros segmentos ainda autorizados a funcionar, a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira intimou o Governo do Distrito Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Metrô-DD a darem explicações sobre o enfrentamento à Covid-19.
A magistrada da 3ª Vara Federal Cível do DF determinou que juntem todas as informações como a quantidade e ocupação de leitos de UTI para os pacientes, lista de espera e normas sobre o quantitativo mínimo de servidores em regime presencial no DF.
As regras de distanciamento social adotadas no transporte público coletivo, incluindo interestadual e metrô, e às medidas adotadas para a fiscalização além de medidas tomadas para enfrentamento da pandemia.
Solicitou também os dados científicos, pesquisas e pareceres técnicos que acompanham as recentes tomadas de decisão que impuseram restrições de atividades e que fundamentaram a reabertura de escolas particulares e academias.
O GDF informou em comunicado oficial que todas as medidas tomadas para o combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos e que descartou o reforço do lockdown nesta última quinta-feira, 11.
Colocou ainda que a situação é monitorada todos os dias em tempo real e até o momento não há definição de novas restrições e que quaisquer alterações nos protocolos vigentes serão publicadas no Diário Oficial.
GDF Covid-19